Home > saúde > Dengue: Prefeitura decreta Emergência em Saúde
23/03/2022 saúde

Dengue: Prefeitura decreta Emergência em Saúde

Com 511 casos da doença e 280 novos focos do mosquito registrados este ano, Chapecó decreta estado de Emergência em Saúde Pública. Confira as medidas adotadas

A Prefeitura de Chapecó decretou estado de Emergência em Saúde Pública nesta quarta-feira (23) por conta da alta dos casos de dengue no município. São 511 casos confirmados da doença desde o início de 2022, e 980 aguardam resultado, o que já reflete no aumento da demanda por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. O Pronto Atendimento da Efapi registrou ontem (22) 352 atendimentos, cerca de 40% a mais que o normal.

Com o decreto assinado pelo prefeito João Rodrigues (PSD), estão autorizadas medidas como a entrada forçada em imóveis públicos e privados, em casos identificados de abandono do imóvel, ou na ausência de uma pessoa responsável para autorizar o acesso dos agentes públicos de endemias. Os locais serão inspecionados em busca de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença e também do zika vírus e do chikungunya.

Também fica autorizada a contratação de mais profissionais para atuar no combate à proliferação do mosquito. A Administração Municipal informou que já está contratando 30 agentes de combate a endemias para reforçar o atendimento. Os ambulatórios do Centro e Verdão também passam a atender casos de dengue, além da Covid-19. Os horários são das 7h às 19h. Uma equipe do Verdão, que atendia até a meia-noite, será deslocada para o Posto de Saúde do Efapi, que fica ao lado do PA, para atender pacientes das duas doenças, das 17h às 22h.

De acordo com o decreto, foram identificados 1407 focos do Aedes aegypti em 2021, e 280 novos focos este ano, o que caracteriza uma infestação geral considerada de alto risco. Os casos confirmados se concentram nos bairros Eldorado, Efapi e Vila Real. O decreto fica em vigência até o dia 31 de julho.


Com informações da Prefeitura de Chapecó
Fotos: Freepik e Prefeitura de Chapecó

AUTOR

Fernando Bortoluzzi

Jornalista e explorador em busca de expansão e conexão.
LEIA TAMBÉM