Home > registro > Chapecó tem 1ª morte por Covid-19
18/05/2020 registro

Chapecó tem 1ª morte por Covid-19

O comunicado foi feito pelo Prefeito Luciano Buligon, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (18).

Um idoso de 85 anos morreu na noite deste último domingo (17), vítima de Covid-19 em Chapecó. Segundo o prefeito Luciano Buligon, o paciente já estava acometido de outras doenças, o que agravou o seu caso, e faleceu na UTI do Hospital Regional de Oeste (HRO). “Infelizmente, Chapecó entra hoje para o rol das cidades com óbitos”, afirmou o prefeito, solidarizando-se com a família da vítima. O município já é o primeiro no Estado em número de casos confirmados do novo coronavírus, com 577 registros.

Conforme divulgado na coletiva de imprensa da prefeitura desta manhã (18), os leitos da cidade estão com 39% de ocupação na UTI e 4% na enfermaria. Durante sua fala, o prefeito comentou sobre os casos de desobediência em relação a quarentena, registrando aglomerações de pessoas no último final de semana, e salientou o uso obrigatório da máscara. Mostrando o relatório da curva epidêmica, Buligon ressaltou que, apesar do avanço vertiginoso da doença ocorrido nas últimas semanas, a linha mantém um aumento menos violento e cada cidadão precisa fazer a sua parte para que essa curva achate ainda mais. "Estamos vivendo o pior momento da história da nossa cidade, pelo Covid-19, pela seca e pela dengue, que também tem aumentado seus números. Não digo que você, cidadão, deve desanimar, mas sim saber o que fazer nesse momento. E o que se deve fazer é ficar em casa e, se tiver que sair, tomar todas as medidas de proteção, começando pelo uso das máscaras e sem aglomerações".

O prefeito falou ainda que nesta terça-feira (19), se deslocará para Florianópolis, onde terá uma reunião com o Governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, às 16h30, para tratar de recursos e estrutura no combate ao novo coronavírus. “Temos projetado para o final de maio, mais 15 leitos de UTI e alguns na enfermaria”, disse Luciano.


*Na tarde desta segunda-feira (18), às 15h30, a Prefeitura de Chapecó confirmou a segunda morte por Covid-19 no município. 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa o segundo óbito causado pelo Covid-19 em Chapecó. A morte aconteceu no Hospital Regional do Oeste. A paciente feminina, de 81 anos e apresentava outros problemas de saúde.


Aumento nos casos de dengue em Chapecó

Durante a coletiva, outros agravantes relacionados à saúde foram apontados, como a estiagem e os casos de dengue. Segundo balanço da prefeitura, Chapecó já registra 90 casos confirmados de dengue através de exames do LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública. Dos 90 casos, 77 são autóctones, três importados e 10 estão em investigação do local de infecção.

Ainda durante este ano, foram investigados 322 casos de dengue, destes 199 casos negativos e 33 estão aguardando resultado de exames. A Secretaria de Saúde pede encarecidamente que a população receba os Agentes de Combate às Endemias e siga as orientações repassadas pela equipe, além de fazer uma vistoria no terreno e eliminar, de forma consciente, qualquer possível criadouro do mosquito.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM