Chegando ao terceiro município em número de casos confirmados com a Covid-19, prefeito de Chapecó determina o uso obrigatório de máscaras sob pena de multa.
Na manhã desta sexta-feira (8), durante a live diária para atualizar as informações sobre o avanço dos casos do novo coronavírus, o prefeito de Chapecó Luciano Buligon anunciou uma nova medida protetiva para evitar o avanço da doença: o uso obrigatório de máscaras.
Chapecó é hoje a terceira cidade no Estado em números de casos confirmados com a Covid-19, atrás apenas de Florianópolis e Joinville, e embora a ocupação dos leitos de enfermaria e UTI estejam relativamente regulares, conforme Buligon, o grande volume de pessoas infectadas exigiu uma ação mais drásticas. "Devemos apelar para a sensibilidade das pessoas e tomar algumas medidas concretas. Por isso, anuncio a obrigatoriedade do uso de máscaras, sob pena de pagamento de multa de R$250,00 por ato inflacionário se não utilizar em qualquer ambiente de Chapecó. Apenas na sua casa você pode não utilizar máscaras, em qualquer outro ambiente – inclusive dentro do seu próprio condomínio, do seu prédio ou do seu carro, nas praças, calçadas e ruas – você é obrigado a usar máscaras”, informou o prefeito.
A determinação passa a valer a partir da 0h de sábado (9) e a fiscalização será realizada pela guarda municipal, autoridades sanitárias e polícia militar.
"Anuncio a obrigatoriedade do uso de máscaras, sob pena de pagamento de multa de R$250,00 por ato inflacionário se não utilizar em qualquer ambiente de Chapecó" - Luciano Buligon, prefeito de Chapecó
Há hoje 266 casos confirmados de Covid-19 em Chapecó, desses 26 estão recuperados, 235 isolados e cinco internados. Até o momento, nenhum óbito pelo doença foi confirmado.
Conforme Buligon, estamos em um momento de calamidade pública. "Quando há um interesse superior, que é a saúde e vida das pessoas, temos que tomar medidas para salvar vidas. Se deixarmos desenfreada essa aglomeração, teremos uma disseminação ainda maior, e passaremos a abarrotar o nosso sistema único de saúde, e aí que vem o problema. Queremos evitar a realidade que já vemos em outros estados e países”, disse.
Na semana passada, a Prefeitura de Chapecó e a Polícia Militar adotaram medidas para fechar o prolongamento da Avenida Getúlio Vargas e a prainha do Goio-Ên, devido à falta de conscientização da população em relação a aglomerações, especialmente nos fins de semana.
O prefeito ainda incentivou que as pessoas continuassem em isolamento social e comemorassem o Dia das Mães, no próximo domingo, com uma mensagem de carinho à distância, por telefone, videochamada ou mensagem de celular.
Além do uso obrigatório das máscaras, a Administração Municipal anunciou outra medida e, por meio das Secretarias de Defesa do Cidadão e Mobilidade e Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza a partir desta sexta-feira (8) o isolamento de algumas ruas e espaços públicos que costumeiramente registram aglomerações de pessoas, principalmente nos fins de semana. O fechamento será realizado a partir das 18h e segue até o domingo (10), nos locais o isolamento será feito com fitas, cones e barreiras, com o objetivo de evitar a circulação de pessoas e veículos.
Isolamento de espaços públicos
Isolamento de ruas
O isolamento será feito pela Guarda Municipal nesta sexta-feira (8), a partir das 18h, e nos locais haverá uma guarnição orientando a população.
Além disso, a Guarda Municipal vai realizar fiscalizações em vias públicas, praças, estabelecimentos comerciais (bares), com o objetivo de evitar aglomerações e orientar sobre a importância do uso de máscaras e medidas preventivas.
FVcomunica!