Home > saúde > Coronavírus em Santa Catarina
06/05/2020 saúde

Coronavírus em Santa Catarina

Número de pacientes registrados com a Covid-19 dobra no Estado depois da flexibilização da quarentena e Chapecó chega a 233 casos confirmados da doença.

*Informações atualizadas em 07/05/2020

O novo coronavírus, no Brasil, chega a mais de 125 mil casos confirmados e 8.588 óbitos. Em Santa Catarina, a realidade não é menos alarmante. Segundo dados do Boletim Epidemiológico do Estado, são contabilizados casos confirmados da Covid-19 em todas as regiões, com um total de 2.917 casos. A primeira morte pela doença foi registrada em março, quando o número de infectados chegava a aproximadamente 105 pessoas, em todo território catarinense, fazendo com que o governador Carlos Moisés decretasse período de isolamento social em todo o Estado. Hoje, 7 de maio, já são 59 mortes pelo novo coronavírus.

O Governo do estado de Santa Catarina, por sua vez, nas últimas duas semanas, flexibilizou a quarentena, após ter por decreto do governador, no dia 15 de março, o fechamento integral dos serviços não essenciais. Assim, na semana do dia 20 de abril, foram liberadas a reabertura de academias, shoppings, restaurantes, mercados e feiras, bancos, comércio, correios, indústrias, hotéis, agropecuárias, lojas de conveniência, laboratórios, oficinas mecânicas, cartórios, escritórios de contabilidade e advocacia, CEASA/SC e Detran, que até então estavam temporariamente fechados.

No Oeste catarinense, 26 cidades registram casos da doenças e Chapecó, capital da região, confirma 233 casos do novo coronavírus, sem nenhum óbito. Dos confirmados, 213 estão em isolamento social, três internados na UTI e dois internados na enfermaria. Ao todo 15 pessoas já se recuperaram da doença, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Prefeitura, atualizado no dia 7 de maio.



Com medidas de prevenção, a flexibilização da quarentena aliviou a preocupação de empresários, comerciantes, autônomos e prestadores de serviços, possibilitando o retorno ao trabalho. Porém, os catarinenses se vêem, hoje, em um cenário preocupante diante da pandemia do novo coronavírus, com a crescente diária de novos casos. A falta de conscientização da população em relação a aglomerações, especialmente nos fins de semana, fez com que a Prefeitura de Chapecó e a Polícia Militar adotassem medidas para fechar o prolongamento da Avenida Getúlio Vargas e a prainha do Goio-Ên, no último fim de semana. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, em coletiva de imprensa online na última terça-feira (5), afirmou que o enfrentamento da Covid-19 é de todos. Ressaltou também a importância do uso obrigatório da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento de 1,5m a 2m entre as pessoas como medidas de proteção. Além de pedir para os cidadãos evitarem aglomerações nas suas casas, espaços privados e públicos, pois somente assim é possível fazer o enfrentamento da doença. Para quem quiser ficar a par dos dados oficiais em relação às medidas e atualização da doença em Chapecó, a Prefeitura realiza, diariamente, lives através do seu Facebook oficial, a partir das 9h30

AUTORA

Ana Laura Baldo

Estagiária de Jornalismo, especialista em drama, além de futura jornalista, sonha em ser atriz.
LEIA TAMBÉM