Home > comportamento > Adote um aumigo
20/07/2021 comportamento

Adote um aumigo

Em tempos de isolamento social, o amor que nossos pets oferecem é ainda mais importante! Contar com a companhia de um amigo pode ser muito benéfico para a sua saúde.

O dia 20 de julho é o Dia do Amigo e nada melhor que aproveitá-lo ao lado dos nossos pets, não é mesmo?! Se os animais de estimação já eram importantes na nossa vida, no cenário pandêmico que vivemos, sob incertezas e sentimento de solidão – afinal, nossa interação está mais restrita – eles se tornam ainda mais especiais! Sabe porquê?

A médica veterinária comportamental da Dog Show Chapecó – escola de educação canina – Lúcia Helena Franco, explica que a relação direta com os pets colabora para a saúde mental e física das pessoas: “A convivência com eles reduz a sensação de tristeza, solidão, ansiedade e depressão, porque quando passamos parte do dia com um cão ou gato, produzimos mais hormônios que melhoram nosso humor, reduzem o índice de estresse e, consequentemente, as chances de desenvolvimento algumas doenças, como problemas cardíacos”, afirma.

Estar por si só ao lado dos peludos dando atenção já faz uma grande diferença tanto para o tutor, quanto para o animal, mas é importante lembrar que eles precisam gastar energia. Uma caminhada diária – sempre utilizando a guia para que o passeio seja tranquilo –  vale muito a pena! Se estiver muito frio, você pode realizar exercícios físicos com ele em casa mesmo.

A gente sabe que dá vontade de ficar agarrados com nossos animaizinhos o tempo todo, mas é essencial que se estabeleça uma rotina. “O animal precisa compreender que existem momentos para cada situação e entrar em sintonia com as tarefas diárias do tutor e da família, para que o dia seja harmonioso entre todos”, completa a especialista em Comportamento Canino.

No mais, aproveite os momentos em casa para conhecer melhor seu pet e trocar muito carinho, afinal, são as experiências que constroem os laços de afeto. Feliz dia do Amigo!

AUTORA

Mirella Schuch

Futura jornalista. Curiosa e amante da escrita.
LEIA TAMBÉM