Ao agir localmente através de atitudes sustentáveis, transformamos globalmente a nossa realidade
Quando lemos ou ouvimos a palavra ‘meio ambiente’, geralmente associamos o termo às árvores, à água e aos animais. Mas, na maioria das vezes, esquecemos que nós humanos fazemos parte dele. E como reforça a bióloga chapecoense Marina Petzen: "Tudo de ruim que acontece com o meio ambiente, também afeta o ser humano, e da mesma forma ocorre ao contrário, quando a natureza está em equilíbrio, nós vivemos em harmonia. Assim, ao cuidar do meio ambiente, estamos cuidando da gente!”.
Um dado recente e que vai de encontro à fala de Marina, é que o aquecimento global causa 37% das mortes por calor no mundo; no Brasil, as mudanças climáticas já respondem por 1% das mortes chamadas “naturais”. Isso mostra como as ações humanas que agridem o meio ambiente estão colocando a própria vida da espécie em risco. A informação foi publicada em maio de 2021, pela CNN Brasil, e é resultado de um estudo liderado por cientistas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e da Universidade de Berna, dentro da rede de pesquisa colaborativa Multi-Country Multi-City (MCC) – divulgado pelo periódico científico Nature Climate Change.
“Primeiro, conscientizando-se da nossa responsabilidade socioambiental”, afirma a bióloga, que é entusiasta da sustentabilidade e salienta: “Devemos olhar ao nosso redor sim, mas começar pelo nosso espaço, ou seja, a nossa casa, nosso trabalho e cidade. Para transformar o mundo precisamos olhar para nós mesmos e agir localmente”.
Além de cuidados simples e sempre enfatizados, como o de economizar água e energia elétrica, outras ações sustentáveis e igualmente importantes, se adotadas como rotina, fazem total diferença na preservação do meio ambiente. Aqui estão algumas delas:
São através das simples atitudes, que geramos grandes transformações! Que tal começar por você a mudança que deseja ver no mundo?
Mirella Schuch