Home > moda > O que há de novo na moda
29/03/2023 moda

O que há de novo na moda

Realmente existe espaço para algo novo ou estamos vendo o mesmo de sempre?

Já dizia o famoso químico francês Lavoisier: “Nada se cria, tudo se transforma”. E assim podemos entender o caminho que a moda vem tomando. Afinal, há espaço para algo realmente novo? Há algo novo a ser criado? Essas perguntas vêm fazendo parte frequente dos meus pensamentos.

Se tivesse que listar aqui os itens de moda já criados, com toda a certeza, faltariam linhas para acrescentá-los. Os livros 100 Anos de Moda, de Cally Blackman, Um Século de Moda, de João Braga, e Acessórios de Moda, Modelos, por Stiebner Verlag GmbH, são um prato cheio de criações e ilustrações, caso você queira saber mais sobre as grandes e principais criações da moda. Do salto stiletto ao permanente nos cabelos. 


E o que torna a moda uma constante novidade? 

Há algo que mantém a moda em movimento, sem discussões: a sociedade. Essa é a grande engrenagem para que ela possa se reinventar em pequenos períodos de tempo – se considerarmos as semanas de moda que lançam tendências e propõem novas perspectivas para aquilo que já conhecemos.

Mas atualmente, a sensação de esgotamento vem nos atingindo com frequência, oriunda do bombardeio de informações e a massificação dos produtos de moda ocasionados pelo excesso de consumo. Alguns insights que podemos ter referente ao que a sociedade busca atualmente vem do autor André Carvalhal, com o livro Moda Com Propósito, no qual ele aborda sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural. “Mais moda. Menos roupa”; “Consciência é um caminho sem volta”; “É preciso voltar a fazer moda com ‘M’ maiúsculo”; “Substitua consumo por autoestima”.

Como forma de mostrar que há algo realmente novo, a moda usa (e abusa) de suas artimanhas de styling e design, trazidos num contexto cada vez mais dramático com o extravagante e o exótico/surreal. Quem nunca se perdeu nos exuberantes desfiles de Schiaparelli ou na ousadia da polêmica Balenciaga, que atire a primeira pedra! 

De fato, o que há de novo na moda nada mais é do que o melhoramento do que já temos. É o affront aos problemas sociais trazidos pelas passarelas, um combustível que alimenta o verdadeiro papel da moda, é a famosa moda com propósito.  

AUTOR

Bruno Gerhardt

Colunista convidado da FV, é Designer, Criador de Conteúdo e Especialista em Moda.
LEIA TAMBÉM