Fashion Pátio chega à sua 11ª edição já consolidado como o maior evento de moda da região Oeste de Santa Catarina.
Neste ano, a 11ª edição do Fashion Pátio Chapecó promete mais uma vez transformar o cenário da moda da região. O evento realizado pelo Pátio Shopping, que acontece nos dias 15 e 16 de abril, já faz parte do calendário do público fashionista e se consolidou ao longo dos anos como o maior desfile de moda do Oeste catarinense, reunindo lojistas, clientes e amantes deste universo em uma experiência única.
Desde sua primeira edição, em 2013, o Fashion Pátio tem como objetivo apresentar as tendências Outono/Inverno das lojas do Pátio Shopping por meio de um evento qualificado e exclusivo. “Buscamos não apenas exibir as tendências da próxima estação, mas também contribuir com a visibilidade das marcas dos lojistas, oportunizando um momento inesquecível para o cliente”, explica Cristiane Andretta, gerente de Marketing do Pátio Shopping.
Ao longo de sua trajetória, o evento evoluiu significativamente, transformando o cenário da moda em Chapecó e região. Inicialmente realizado na praça de alimentação, em parceria com o curso de Moda da Unochapecó, que organizava todo o line-up, enquanto a equipe de marketing e administração cuidava da produção do evento, organização do backstage e coordenação dos modelos. “Era uma grande adrenalina, pois em eventos como esse não há margem para erro, a emoção era intensa”, relembra Cristiane.
A partir de 2015, o Fashion tomou novas proporções e adotou um formato mais estruturado, com a criação da Arena de Desfiles no estacionamento superior do shopping. A chegada do produtor André Guerra foi crucial para acrescentar à nova perspectiva do evento e, desde então, ele e sua equipe especializada ficam a cargo da produção e organização de desfiles, estrutura, casting de modelos e a montagem dos looks – contando com o auxílio do curso de Moda da Uno, que até hoje continua assessorando nos bastidores e na produção dos looks das lojas. O novo formato também exigiu que o público tivesse a entrada mediante convite, tornando a programação ainda mais exclusiva.
A partir desse momento, a qualidade do evento foi elevada, atraindo mais marcas e um público cada vez mais engajado. “Esse novo formato foi um marco, não apenas pela logística aprimorada, mas também pelo maior envolvimento dos lojistas e pela percepção do público, que se sentiu privilegiado por fazer parte de algo tão especial”, destaca Cristiane.
Observando o potencial crescente do Fashion Pátio, as lojas participantes passaram a organizar coquetéis pré e pós-desfiles, para recepcionar seus clientes e estender a experiência além das passarelas.
Para Viviane Rauber Ruschel, franqueada da marca Dimy, a evolução do Fashion Pátio é notória e grandiosa, sendo hoje um evento que desperta desejo no público. “Para nós, que somos do segmento de moda, é com certeza muito importante participar do Fashion. Podemos apresentar nossa coleção e ainda presentear nossas clientes com um momento incrível, com muita informação de moda, networking e encontros de gente bonita”, comenta a lojista que participa do evento desde a primeira edição e garante que neste ano a marca não vai desapontar. “A preparação começa muito antes, com organização de looks, contratações de coquetel e aquele friozinho na barriga. E a Dimy também nos surpreende a cada coleção. Para esta edição estamos com looks maravilhosos, e o público pode esperar muita beleza e fashionismo na passarela”
A qualidade é um dos pilares do Fashion Pátio, desde a seleção dos looks apresentados na passarela até a imponência da estrutura e o trabalho das equipes envolvidas nos bastidores. A cada edição, o evento busca superar as expectativas, apresentando formatos de arena inovadores e despertando a curiosidade do público sobre as novidades da próxima edição. Conforme Simone Farias, proprietária da Hope Chapecó, que também participa desde o primeiro ano, o Fashion Pátio é aguardado ansiosamente pelos clientes. “A cada ano, o que é feito de tendência nas passarelas nacionais e internacionais é reproduzido aqui, assim temos um formato de grande evento. As clientes da Hope amam o desfile e o contato é muito importante. Elas se sentem valorizadas, esperam o convite, o coquetel na loja. É muito aguardado e lindo de ver como as pessoas se produzem para vir ao evento”, afirma. E as expectativas para essa 11ª edição são as melhores possíveis. “Além de ser tradicional no calendário, temos a expansão do shopping, com novas marcas que vieram agregar ao mix de lojas. E estaremos presentes, com uma produção à altura”, assegura Simone.
Para 2025, o Fashion Pátio celebra a “Coexistência de Opostos”, abraçando o desejo de liberdade e a necessidade de um espaço criativo, onde a imaginação é a verdadeira protagonista. “Através deste tema, mais do que simplesmente atrai, os opostos coexistem: corpo e mente, razão e emoção, básico e ousa - do, cotidiano e sofisticado”, explica a gerente de Marketing do Pátio Shopping sobre o conceito desenvolvido pelo Estúdio Alice, reforçando a proposta inovadora do evento.
O Fashion Pátio 2025 promete atrair mais de 1.200 pessoas para a Arena de Desfiles nos dias 15 e 16 de abril, além de movimentar mais de 50 mil pessoas no shopping durante a semana do evento. A expectativa do público e das lojas é alta, ansiosos para conferir as últimas tendências e garantir os looks da estação. “A energia do Fashion é única. O público se envolve de forma incrível, preparando seus looks e participando ativamente. O evento não é apenas um desfile, mas uma experiência completa que conecta marcas e clientes”, reforça Cristiane.
Neste ano, o Fashion Pátio contará com a participação de mais de 20 lojas, incluindo: BIBI Calçados, Clube Melissa, Damyller, Dimy, Fim de Século, Hope, Kings Sneakers, Loungerie, Luz da Lua, Lupo, LIVE!, Mr. Cat, O Boticário, Puket, Polo Wear, TBCH, Chillibeans e Upside Beagle. Além delas, outras cinco lojas inauguradas na 8ª expansão do Pátio Shopping também marcarão presença: C&A, Democrata, Ellus, Pampili e Reserva. A edição de 2025 conta com o apoio das marcas: Quattronove Comunicação Visual, BS Áudio, Orbenk, NDTV e Revista Flash Vip.
Carol Bonamigo