Home > andarilho > Hospedando museus
16/06/2021 andarilho

Hospedando museus

Uma experiência que desloca o acervo dos museus de Concórdia para dentro de um hotel.

Conhecidos desde a antiga Grécia, os museus sempre foram espaços de salvaguarda de tesouros de grande valor. A palavra “museu”, do grego “mouseion”, significa o templo ou morada das “musas”, entidades mitológicas filhas de Zeus – o deus supremo – e de Mnemosine, deusa da memória e das lembranças. Com o passar dos tempos, os museus começaram a ser considerados aqueles espaços de preservação do conhecimento, da cultura, dos saberes e da história.

No Brasil, novos pensamentos e reflexões sobre o papel dos museus na sociedade fizeram, a partir do século XX, repensarmos o espaço museológico, os acervos e as expografias. Com a criação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, o Estatuto dos Museus diz que “consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”

Continuamente em modificação, como um organismo vivo, os espaços museais passam por um momento de reconexão com seus públicos e com seus acervos. Por um lado, a instituição Museu repensa o diálogo social a partir das transformações culturais ocorridas nas últimas décadas. Por outro lado, o espaço físico, fechado ou parcialmente aberto há mais de um ano por conta da pandemia, busca formas para realizar as suas atividades e obrigações, mantendo seus Planos Museológicos funcionando (quando os tem), garantindo a salvaguarda dos acervos e a conexão com seu público.

Nesse contexto, a mostra “Hospedando Museus”, apresentada no Espaço Galeria do Hotel Alvorada, em Concórdia/SC, convida os acervos dos museus da cidade para se hospedarem durante um tempo no espaço. Dos seis espaços museais oficiais, constituídos e formalmente funcionando em Concórdia, cinco deles apresentarão seus acervos na mostra: Museu Histórico Hermano Zanoni, Memorial Attilio Fontana, Museu Igreja Pinheiro Preto, Sala da Memória Olavo e Museu do Esporte. O acervo já conhecido pelos moradores de Concórdia/SC, ficará agora disponível temporariamente, de maio a outubro de 2021, para os hóspedes do hotel e visitantes, que podem conhecer um pouco da nossa história a partir de objetos, textos, imagens e depoimentos.

O deslocamento do acervo para um espaço de passagem, transitório, pretende aproximar a história e as memórias, representadas por nossos acervos, das pessoas que chegam aqui. Também é objetivo da mostra compartilhar com o público externo um pouco da estrutura e dos equipamentos culturais atuantes no município, convidando para que retornem, com segurança, para visitarem a estrutura completa.


AUTOR

Artêmio Filho

Colunista convidado da FV, é administrador, produtor e gestor cultural de Concórdia, na Sabiá - Gestão Criativa
LEIA TAMBÉM