Uma conversa sobre neurociência no desenvolvimento infantil
Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento humano. É nesse período que a criança constrói as bases emocionais, cognitivas e sociais que a acompanharão por toda a vida. Por isso, a educação infantil é muito mais do que o início da trajetória escolar, é onde tudo começa: a curiosidade, a autonomia, o senso de pertencimento e o amor por aprender. Nesse sentido, a escola deve assumir a responsabilidade de ser um espaço neuro compatível, em que cada estímulo, vínculo e experiência contribuam para liberar o potencial máximo da criança.
Para aprender mais sobre isso, a FV conversou com a fonoaudióloga Vanessa Brandalise, Especialista no Desenvolvimento Infantil, Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista para Fonoaudiólogos, Especialista em Transtorno do Neurodesenvolvimento e Mestranda em Linguística. Vanessa também é criadora do Congresso Nextea, Diretora da Clínica Volluy e fundadora da Luxfor Kids centro educacional.
Flash Vip: Há mais de uma década você atua ajudando crianças e famílias a se desenvolverem com mais leveza, segurança e autonomia, unindo ciência, afeto e inclusão. Desta forma, a Luxfor Kids nasceu do propósito de criar um espaço onde a infância seja respeitada e cada criança possa se desenvolver no seu tempo, com afeto e propósito. A Luxfor Kids é descrita como mais que um método, mas uma filosofia. Como nasceu este projeto e o que ele visa proporcionar às crianças?
Vanessa Brandalise: A Luxfor Kids nasceu de um grande propósito, que é unir a neurociência com o aprendizado das nossas crianças. Esse projeto vem para expandir o conhecimento de forma prazerosa, porque nós acreditamos que através da motivação, dando oportunidade para eles se desenvolverem em um ambiente onde se sintam seguros, independentes e tendo autonomia é o caminho para o sucesso do aprendizado.
FV: A metodologia Luminna – a sigla para Linguagem, Universalidade, Movimento, Interação, Neurodesenvolvimento, Natureza, Atenção Plena – aplicada na Luxfor Kids, entende que experiências precoces moldam conexões neurais que vão influenciar memória, linguagem, autorregulação e inteligência emocional. De que forma esses estímulos atuam no desenvolvimento das crianças?
VB: As crianças têm várias habilidades e elas devem ser desenvolvidas dentro de um ambiente de ensino que vai aproveitar o potencial de cada uma e ajudá-las onde têm dificuldade. O método Luminna foi desenvolvido com esse propósito: de olhar para a criança de forma individualizada, dentro de um plano de ensino personalizado. Pois acreditamos que nenhuma criança é igual a outra, e a partir do momento que ela está em um espaço onde ela se sente pertencente, onde todas as pessoas envolvidas estão ali para deixar este ambiente seguro, ela vai aprender de forma mais motivadora. Acreditamos que o aprendizado acontece a partir da motivação da criança, e ela tendo uma regulação emocional dentro do ambiente que frequenta, é essencial para isso. Assim, unimos a neurociência com a pedagogia para garantir esse caminho.
FV: A Luxfor Kids tem o compromisso de oferecer à crianças de 0 a 5 anos uma educação que ultrapassa apenas a transmissão de conteúdos e tem como propósito o desenvolvimento pleno do ser humano em suas múltiplas dimensões: cognitiva, socioemocional, motora, cultural e ecológica. E a neurociência contemporânea confirma que funções executivas (atenção, memória de trabalho e autocontrole) são preditores de sucesso acadêmico e social. Como isso acontece na prática?
VB: Nos primeiros mil dias de vida, o cérebro aprende mais rápido. A neuroplasticidade, como a gente chama, funciona assim: a partir dos estímulos apresentados no cérebro, a criança vai fazendo novas conexões neuronais e aumentando a taxa de aprendizado dela. Então, do 0 aos 5 anos, acreditamos que é a melhor fase para o desenvolvimento infantil e estamos trabalhando com essa criança para que chegue lá na fase pedagógica, o processo de alfabetização com 6 ou 7 anos, mais preparada. Então essa fase é primordial. E na Luxfor Kids estimulamos para que através do brincar, do lúdico, a criança possa desenvolver todas as habilidades da sua infância de forma plena.
FV: Você tem ampla formação internacional na área de desenvolvimento infantil, tendo feito estágio no México, uma formação na Itália em Intervenção Precoce a Vida Adulta no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também certificação pelo Institut Mind, da Califórnia. Como essas experiências e capacitações internacionais ampliam também a sua visão e atuação na educação e desenvolvimento das crianças?
VB: Na Luxfor Kids, a metodologia foi desenvolvida com base científica e referência internacional. Tive a oportunidade de fazer várias formações na área e tenho bastante experiência no desenvolvimento infantil, então pegamos um pouco da psicologia, das emoções, da educação e de todas as áreas de desenvolvimento dessa criança, pensando já na vida adulta, para que ela chegue mais preparada. Esse movimento todo que a escola traz para essa criança é para trabalhar a parte cognitiva, social, emocional, motora. Por isso também temos vários ambientes dentro da Luxfor Kids, para que a criança não se prenda a uma única sala e possa atender todas as áreas do desenvolvimento para seu pleno potencial. Para os pais que quiserem conhecer a escola e saber mais da metodologia e salas de aula, a Luxfor Kids já está disponível para visitação e com matrículas abertas. As aulas iniciam em fevereiro de 2026, para crianças de 0 a 5 anos, e as turmas atendem até oito alunos, meio período ou integral. Ficamos localizados na Rua Oswaldo Aranha, 439 E, no bairro Maria Goretti, em Chapecó. Mais informações pelo WhatsApp (49) 99993.9549 e no nosso Intagram @luxfor.kids.
Ouça e assista ao episódio completo do podcast falaFV!, disponível no Spotify e também no YouTube
Carol Bonamigo
Jornalista, especialista em Cinema e Realização Audiovisual, Diretora de Jornalismo e sócia da revista Flash Vip