Acontece em Chapecó neste final de semana a IV edição do Sonora Chapecó – Festival Internacional de Compositoras.
O evento, que coloca em evidência o trabalho de mulheres que criam, compõem e produzem música autoral. Com programação totalmente gratuita, o festival acontece em dois dias e reúne shows, oficinas e rodas de conversa, fortalecendo a presença feminina na música e ampliando o acesso da comunidade a essas produções.
O evento é realizado pela Associação Manivas Mulheres na Música - AMMA, em parceria com o Coletivo Sonora, formado pelas produtoras culturais independentes Katiúscia Silvestri, Camila Almeida, Carla Melo e Joana Golin. Segundo Katiúscia, Presidente da AMMA, “o Sonora nasceu a partir do movimento #mulherescriando, idealizado para romper com a ideia de que existem poucas mulheres compositoras. O festival se consolidou como um espaço de visibilidade, troca e fortalecimento de redes, conectando artistas de diferentes territórios e estilos musicais”.
Em Chapecó, o Sonora mantém um formato que alia formação e fruição cultural. No primeiro dia, a programação acontece no Ecoparque, a partir das 16h com shows autorais, reunindo compositoras chapecoenses e catarinenses selecionadas por meio de chamada pública e curadoria do festival. O segundo dia acontece no Ponto de Cultura Casa da Árvore, na Linha Barra do Rio dos Índios, com oficinas gratuitas voltadas à profissionalização das mulheres na música.
Além de valorizar a música autoral, o evento também se destaca pelo cuidado com a acessibilidade, garantindo intérprete de Libras em toda a programação dos shows, estrutura acessível e Espaço Kids, possibilitando a participação de mães e famílias.
Protagonismo feminino na música
O Sonora Chapecó integra um movimento internacional que acontece em mais de 70 cidades de 16 países e busca ampliar o reconhecimento das mulheres não apenas como intérpretes, mas como criadoras, compositoras e profissionais da cadeia da música. Em edições anteriores, o projeto contribuiu para o surgimento de parcerias artísticas, a profissionalização de musicistas locais e a formação de novos públicos.
Com estilos que transitam por diferentes linguagens musicais, o Sonora Chapecó aposta na diversidade e no encontro. A programação é inteiramente gratuita, reforçando o compromisso do festival com o acesso democrático à cultura e com a circulação da produção autoral feminina.
Mais do que um evento musical, o Sonora Chapecó se consolida como um espaço de escuta, visibilidade e transformação, onde a música é instrumento de construção coletiva.
Sábado 20/12
Local: EcoParque
Horário: Das 16h às 21h
Talita Falcão, Alcy Ticuna, Bruna Oliveira, Tati Vanzan, Mari Ribeiro e Amarina
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.