Home > guia cultural > Na trilha das novelas
15/06/2020 guia cultural

Na trilha das novelas

Uni duas paixões, música e novela. E assim começo a minha participação no blog da FV.

A escolhida é uma trilha que marcou o final dos anos 80. Vamos revisitar o disco internacional da novela O Salvador da Pátria. A novela foi exibida pela Rede Globo, no seu tradicional horário, às 20 horas, entre 9 de janeiro a 12 de agosto de 1989. Escrita por Lauro César Muniz, com colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn contou com a direção geral de Paulo Ubiratan.

Essa foi oficialmente a primeira trilha de novela a ser comercializada em CD, além claro, do LP e K7. Tanto que é uma das mais raras de encontrar nesse formato. Já o vinil, é praticamente como chutar uma pedra, em qualquer sebo você irá encontrar. E não é à toa. Ela foi a mais vendida na década de 80, atingindo uma marca de 1.463.453 cópias. Motivos para esse enorme sucesso? Vamos a eles.

O primeiro hit do disco é a balada romântica Hold me in your arms / Rick Astley. A canção foi o terceiro single do álbum, que leva o mesmo nome da música, lançado em 1989. Um sucesso nas paradas daquele ano.

Na sequência, Phil Collins aparece com Two hearts. A música foi lançada em 1988 e fez parte da trilha sonora do filme Buster. No ano seguinte ela faturou Grammy de melhor canção feita para um filme e Globo de Ouro de melhor canção original.

Whitney Houston, uma das maiores divas da música mundial, marcou presença com One moment in time, tema das Olimpíadas de 1988. Essa música só foi incluída em um disco da cantora em 2000, com o lançamento da coletânea Whitney: The Greatest Hits.

Em setembro de 1988, Bon Jovi lançava seu quarto álbum, New Jersey. Dali saiu I'll be there for you. Infelizmente, tanto no LP, quanto no CD, a faixa não veio completa. A edição ficou com 4:56 dos seus 5:46 minutos originais. Era uma ação recorrente nas trilhas de novelas esses cortes. Muitas vezes por falta de espaço (no caso do vinil), por imposição das gravadoras que cediam as músicas para adquirir a faixa completa no álbum do artista ou até mesmo usando a famosa versão radio edit, que eram mais curtas para divulgação nas rádios.


A dupla Milli Vanilli despontava no ano de 1989 com o álbum Girl you know it's true, inclusive levando o Grammy de artista revelação. Mas o que era para ser um enorme sucesso, tornou-se uma das grandes farsas da música mundial. A dupla apenas dublava as músicas, mas quem cantava mesmo eram outras pessoas. Tanto que após o escândalo, foram revelados os verdadeiros rostos e vozes, e o grupo passou a se chamar The Real Milli Vanilli. Na trilha, eles aparecem com o mega hit Girl you know it's true. Assim como a faixa do Bon Jovi, essa também sofreu um corte, mas dessa vez, supriram uma parte do miolo da música, resumindo seus 4:15 para 3:09 minutos.

Continuando a galeria de hits dessa trilha, chegamos à faixa Inside a dream, interpretada por Jane Wiedlin, alçando voos solos depois de participar da banda The Go-Go's, que encerrou em 1985. Além de Jane, quem fez parte da banda foi Belinda Carlise (falarei dela em outro artigo, quando participou de uma trilha de enorme sucesso dos anos 80, assim como a do Salvador da Pátria). A faixa saiu do álbum Fur, segundo disco solo da cantora.

Fechando o lado A, se você estiver ouvindo o vinil, temos Closer wish / Sarah & Leon Bishop. Já ouviu falar deles? Eu também não. Mas sei que são brasileiros. Outra coisa que acontecia muito nas trilhas de novelas, artistas brasucas cantando músicas internacionais. Muitas vezes para ocupar espaço ou a famoso "encher linguiça".

O lado B abre dançante com Pet Shop Boys e sua Domino dancing. Essa é outra que sofreu com corte, mas é justificável. A versão original tem longos 7:44 minutos, mas diminuíram respeitosamente para 5:06 minutos. E nem no CD ela veio inteira.

Uuuuu baby I love you way, every day... para cantar junto que essa é outro clássico dos anos oitenta. Aqui, Baby I love your way / Will To Power é um Medley, que juntou o hit de Peter Frampton e Free Bird da banda de rock Lynyrd Skynyrd.

Agora chegou o meu momento dessa trilha. É quando aumento o volume (ok eu faço isso com outras faixas também) mas essa é aquela que me arrebata. A melosa e maravilhosa Lost in your eyes / Debbie Gibson. Essa é uma das músicas que não se perdem no tempo de tão linda que é.


Outro hit é Dear God / Midge Ure que veio completinha com seus quase cinco minutos de duração. Vale a pena conferir e ouvir.

Os mais novinhos devem lembrar de Nice and slow / George McCrae, devido o sucesso do programa Pânico na TV, quando ainda era exibido pela Rede TV, com o quadro do Amaury Dumbo (perdoem a referência). Ela foi levemente cortada, perdendo alguns segundos finais.

Uma trilha cheia de hits é novamente interrompida (anteriormente por Sarah & Leon Bishop) com outro momento brasileiro desnecessário, Cathy Fischer e sua Just like the phoenix.

Fechando a audição, o tema dos protagonistas, Sassá Mutema e a professora Clotilde, I believe in you / Stryper, banda de metal cristão. Sim, a música gospel foi usada como tema romântico do casal. E digo que fecha em grande estilo.

Seleção de repertório: Sergio Motta - Edição: Ieddo Gouveia

AUTOR

Nando Sbruzzi

Publicitário, especialista em Merchandising, colecionador de lp's e cd's que embalam a trilha sonora da sua vida.
LEIA TAMBÉM