Home > guia cultural > Aquele indie maroto
16/05/2020 guia cultural

Aquele indie maroto

“Sem música não há vida!” Essa é uma das frases que mais li, vi e ouvi nos últimos meses.

Muito dessa “fixa” dá-se ao fato de estarmos vivenciando uma realidade jamais imaginada. Como se fosse uma realidade alternativa ao planeta Terra de 2020, inexplicavelmente — nem tão inexplicável assim.

Nos pegamos presos em casa, sem poder ter contato, sem poder curtir os “covers nossos de cada bar”. Assim, essa situação nos força a escutar novas coisas e eu fico muito feliz em poder trazer um pouquinho de novidade para você.

De início, não podemos esquecer os lançamentos de 2020, o furioso álbum Gigaton do Pearl Jam, o elétrico The New Abnormal do The Strokes — que veio depois de longos sete anos —, o post grunge¹ do Foo Fighters com o 00959525.


Explorando uma nova sonoridade Noel Gallagher’s High Flying Birds, aquele do Oasis, lança o single Come On Outside que, com certeza, vai cair no gosto dos amantes da música, com uma pegada mais indie-rock² e menos melódico do que seus trabalhos anteriores.


A dica para ouvir URGENTE é a Khruangbin, uma mistura de vários estilos musicais e sonoridade única, passeando entre o dance music dos anos 80 e a psicodelia moderna. Vale reforçar o feat. feito com Leon Bridges para a música Texas Sun, suave e reconfortante.


Por fim, mas não menos importante, quero deixar duas bandas catarinenses para sua playlist, elas fazem um som “meio new-indie, meio indie-rock” e têm tudo para estrelar como referência em música boa.

A primeira é o trio joinvilense Bomfim, que carrega consigo um timbre bem original e excêntrico.


A segunda, são os lindos da banda Adorável Clichê de Blumenau, que apresentam um som único que mistura vertentes rock alternativo e post rock.


Assim chego ao fim dessa trip sonora, espero que você tenha gostado e não esqueça de ouvir dicas.


Emerson Kremer Colunista convidado da FV, é músico, compositor e vocalista da banda Pinhel.

¹ Post-grunge é um subgênero do rock alternativo surgido na década de 1990 como uma vertente do movimento grunge de Seattle, utilizando os sons e a estética do grunge, mas com um tom mais aceitável comercialmente.
² Indie-rock é um gênero musical surgido no Reino Unido e Estados Unidos durante a década de 1980. É enraizado em gêneros mais antigos, como o rock alternativo, o pós-punk e a new wave.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM