Home > guia cultural > Histórias reais, mas nem tanto
05/06/2020 guia cultural

Histórias reais, mas nem tanto

A visão ácida de Tony McNamara sobre a monarquia.

Nem sempre é fácil fazer um filme ou série baseado em histórias reais, mas um roteirista teve sucesso em dois dos seus projetos recentes, utilizando histórias de mulheres fortes da monarquia, com uma visão mais moderna e adicionando humor ácido.


A Favorita

The Favourite, 2019, dirigido por Yorgos Lanthimos – disponível no TeleCine Play

O diretor Yorgos Lanthimos, conhecido por seus filmes “diferentes”, como O Lagosta e O Sacrifício do Cervo Sagrado (vale a pena conferir ambos), pegou um roteiro totalmente baseado na história real da Rainha Anne (da Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 1702 a 1714), e usou o roteirista Tony McNamara para deixar o filme mais moderno. O enredo se tornou uma disputa de duas damas pela atenção e favores da Rainha, enquanto uma guerra (militar e política) acontece ao mesmo tempo.

Olivia Colman ganhou Oscar de Melhor Atriz pelo filme (desbancando Lady Gaga e Glenn Close, favoritas – sem trocadilhos intencionais – em 2019), e Emma Stone e Rachel Weisz foram indicadas como Atrizes Coadjuvantes. 

Além de atuações incríveis, a fotografia e direção fazem você não desviar o olho do filme, e as piadas e humor, diferentes do que estamos acostumados em filmes de época, deixam você interessado pela história e empolgado em saber como ela termina.


The Great

Série original da Hulu, de 2020, streaming no Brasil no Starzplay, a partir de 18 de Junho.

O roteirista que ajudou a escrever A Favorita (Tony) é o principal responsável pela série The Great, que conta a história da imperatriz Catarina da Rússia, que em 1745 se casou com Pedro III, Czar do país. A série começa com o casamento e mostra como Catarina aprende sobre si mesma e começa a planejar um golpe, para se tornar imperatriz.

SPOILER ALERT! Catarina ficou conhecida como A Grande e trouxe muitos avanços para a Rússia como imperatriz (fim do spoiler).

A série, que inclusive fala ser “ocasionalmente uma história real”, traz o mesmo tipo de humor do filme A Favorita, e foca muito nos personagens femininos (as damas da corte, a serva “melhor amiga”, a tia do imperador).

Elle Fanning faz um ótimo trabalho no papel principal e o ator Nicholas Hoult (um coadjuvante em A Favorita) interpreta Pedro. Crítica social (que vale para os dias atuais), humor, drama, garantem 10 episódios com muitos acontecimentos (e eu já estou na torcida pela segunda temporada).



Menção Honrosa

A HBO também lançou a minissérie Catherine The Great, em 2019, de quatro episódios, focando no reino de Catarina, e estrelada por Helen Mirren.



AUTOR

Guilherme Bonamigo

Colunista convidado da FV, é gestor de projetos e mora em Toronto, Canadá. É provavelmente tarde demais para perceber que assiste filmes e séries mais do que deveria.
LEIA TAMBÉM