Home > responsabilidade social > Campanha incentiva destinação de Impostos
13/03/2024 responsabilidade social

Campanha incentiva destinação de Impostos

Até R$ 15 milhões do Imposto de Renda dos chapecoenses podem permanecer no município, colaborar com projetos e movimentar ainda mais o setor econômico

Nesta segunda-feira (14), a Secretaria da Família e Proteção Social da Prefeitura de Chapecó promoveu o café da manhã da campanha de destinação do Imposto de Renda aos fundos especiais. A iniciativa, que ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, é a primeira entre diversas ações que estão programadas pelo grupo de trabalho em parceria ainda com o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (SINDICONT), o Portal Social da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).


O objetivo foi explicar como destinar recursos do Imposto de Renda para fortalecer projetos sociais de Chapecó e melhorar a condição de vida de crianças, adolescentes e idosos. Durante o encontro, a campanha lançou material de conscientização que apontou que os chapecoenses podem destinar até R$ 15 milhões do Imposto de Renda para projetos sociais.


“É simples, não tem muitos mistérios, basta na hora de fazer a declaração dizermos sim”, afirmou a secretária da família e proteção social, Isabel Machado, sobre a destinação da parte do Imposto de Renda. “As entidades em Chapecó realizam um trabalho maravilhoso, digno de reconhecimento pela formação cidadã e capacitação para o futuro. Acredito profundamente nesse esforço coletivo, que já vem sendo desenvolvido por muitas mãos ao longo do tempo. É nossa responsabilidade agora ampliar e fortalecer ainda mais essa iniciativa.”


Conforme evidenciou o gerente regional do SESI, SENAI e IEL, Jardel Carminatti, milhões de reais disponíveis poderiam ser direcionados para programas sociais em Chapecó e também movimentariam o setor econômico local. “O impacto econômico para a cidade é notável devido à circulação financeira gerada pelos projetos. Como cidadãos, podemos contribuir e obter esse retorno por meio de benefícios fiscais. Os recursos são recebidos pela entidade, beneficiando os indivíduos, e toda a atividade econômica agregada, como o comércio e a indústria do município.”


“Um evento como o de hoje tem o propósito de conscientizar a sociedade e as empresas sobre a possibilidade de ajudar utilizando recursos do próprio Governo Federal, sem a necessidade de destinar valores próprios ou das empresas para tais fins,” evidenciou o coordenador do Portal Social da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Dalvair Angheben. O coordenador ainda destacou que as leis de fomento foram criadas com esse intuito, visando aliviar a carga tributária e direcionar o dinheiro para projetos conhecidos e valorizados pela comunidade local. “É essencial apoiar iniciativas locais, onde conhecemos o impacto direto do investimento, ao invés de permitir que recursos sejam levados por empresas e projetos externos, sem sabermos como serão aplicados.”


O presidente do Sindicont, Carmo Alex, mencionou o crescimento do engajamento com a doação e as boas expectativas para este ano. “Cada vez mais, percebemos um aumento no interesse das pessoas em direcionar parte do seu imposto de renda para fundos sociais. O Sindicont movimenta os associados, incentivando a promover essa prática entre os seus clientes.” O presidente apresentou um passo a passo de como realizar a destinação do imposto de renda.


Para a gerente de projetos e captação de recursos do Hospital Regional do Oeste, Vânia Maria Lovera, o Portal Social da ACIC respalda os projetos de entidades regionais e é uma ferramenta de marketing. “Já apresentamos oito projetos. Finalizamos um que executamos e inclusive prestamos conta; temos dois que estão em fase de execução e três que foram captados os recursos em tempo recorde. Foram captações entre seis ou sete meses.” Vânia referiu que as empresas de Chapecó reconhecem o valor dos projetos que estão hospedados na plataforma e investem no futuro da região.


PORTAL SOCIAL

O Portal Social é uma estratégia para as entidades arrecadarem valores para desenvolverem suas atividades e realizarem atendimentos com maior efetividade e resultados. Os projetos gerenciados pela Prefeitura de Chapecó são os que captam recursos do Fundo Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Nacional do Idoso (FNI). A próxima ação é conscientizar a população para a destinação dos valores por meio das porcentagens permitidas no Imposto de Renda.


CONTRIBUA PARA UM FUTURO MELHOR

Na edição 105, a revista Flash Vip dedicou espaço à matéria "Contribua para um futuro melhor", apresentando um levantamento detalhado sobre a construção de um futuro mais justo e igualitário, através da destinação de parte da declaração do Imposto de Renda para fundos de ação social. Foram destacadas 17 entidades locais, totalizando 31 projetos que receberam apoio financeiro no ano de 2023 através da destinação inteligente de impostos.

Leia a matéria completa aqui. 


Fotos e informações: MB Comunicação Empresarial

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM