Home > Sociedade > Dia Internacional da Mulher
08/03/2024 Sociedade

Dia Internacional da Mulher

Reflexão e fortalecimento das vozes femininas em busca de justiça e igualdade.

Estabelecida em 8 de março de cada ano, o Dia Internacional da Mulher transcende o mero ato de homenagear as mulheres, representando um momento de profunda reflexão sobre as batalhas e vitórias alcançadas pelo sexo feminino ao longo dos séculos.

O surgimento da data remonta ao início do século XX, marcado por efervescentes movimentos femininos em prol de direitos iguais, melhores condições de trabalho e sufrágio feminino. Em 1908, em Nova York, um grupo de mulheres operárias da indústria têxtil promoveu uma greve demandando salários mais justos, ambientes mais seguros e o direito ao voto. Este episódio catalisou o movimento pela igualdade de gênero ao redor do mundo.

Em 1911, um incêndio em uma fábrica em Nova York vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens. Essa tragédia é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia Internacional da Mulher.

As causas desse incêndio foram atribuídas às péssimas instalações elétricas, à composição inadequada do solo e das estruturas da fábrica, além da grande quantidade de tecido presente no recinto, que serviu como combustível para o fogo. Era comum na época que alguns proprietários de fábricas trancassem seus funcionários durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento do incêndio, as portas estavam trancadas, o que culminou para a tragédia.

Desde então, o Dia Internacional da Mulher se tornou um momento de relembrarmos as dores que levaram às conquistas femininas em todas as esferas da sociedade, pagas com sangue, suor e lágrimas, bem como de renovação do compromisso com a luta pela igualdade de gênero. A data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres para a humanidade, enquanto também se destaca os desafios remanescentes em direção à equidade e à justiça.


RELEMBRE AS HISTÓRIAS

Ao longo de 20 anos, a Flash Vip levantou pautas importantes sobre a igualdade de gênero, o papel da mulher e as lutas diárias que enfrentam. Hoje, queremos lembrar algumas dessas histórias que nos inspiram e nos dão força para buscar um mundo melhor, mais justo e seguro. Confira as matérias. 

A cultura do silêncio – Flash Vip #77 | Dez/2017

Reportagem escrita por Carol Bonamigo

A delicada linha tênue entre elogio, inconveniência e assédio tornou-se um tema amplamente discutido a partir dos escândalos de assédio sexual que vieram à tona em Hollywood em 2017. Com as primeiras denúncias de mulheres contra produtores, diretores e outros profissionais da indústria cinematográfica, muitas outras se sentiram encorajadas a seguir o exemplo, rompendo com um ciclo de silêncio motivado pelo receio de prejudicar suas carreiras e enfrentar constrangimentos.

"Fala-se muito em empoderamento feminino, mas nós deveríamos empoderar as meninas de 10 anos, para que elas se amem mais, se sintam fortes e confiantes, para que elas tenham uma adolescência e uma fase adulta mais certas do que querem. Nós nos preocupamos numa fase em que a mulher já sofreu demais. Seria importante tentar evitar ou minimizar esse sofrimento, porque ele não será apagado jamais. Que tal, a partir de agora, ao invés de cantarmos 'com quem será que a menina vai casar' nas festinhas de aniversário, começarmos a perguntar 'quem você será quando crescer?'"
Fonte anônima
Leia a reportagem completa aqui.


Pela liberdade de ser mulher – Flash Vip #93 | Ago/2021

Reportagem escrita por Diana Heinz

A matéria explora a longa e persistente batalha das mulheres contra violências e constrangimentos enraizados há anos, desde os primórdios de nossa sociedade patriarcal. Esta história toma partida do caso Carolina Dieckmann, que em 2011 teve seu computador pessoal invadido por um hacker que teve acesso a 36 fotos íntimas da atriz.

"A mulher tem o direito de usar o que bem entender, estar onde quiser, enviar fotos íntimas e viver a sua vida de forma feliz. Punir as pessoas certas é que resolve, não culpar a vítima"
Silvana Winckler, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unochapecó

Leia a reportagem completa aqui.


Você não está sozinha! – Flash Vip #97 | Jun/2022

Matéria escrita por Mirella Schuch

O isolamento social forçado pela pandemia de Covid-19 fez com que as mulheres tivessem ainda mais contato com seus agressores. Os casos de violência contra a mulher aumentaram significativamente neste contexto. Oito em cada 10 vítimas sofreram abusos psicológicos durante a pandemia. Mais da metade das mulheres também foi violentada sexualmente pelos companheiros ou ex-parceiros.

“Ao acolher mulheres violentadas, elas se sentem pertencentes a um grupo de pessoas que já passou pelo que passaram e percebem que não estão sozinhas”
Monique Detoni, psicóloga, criadora do projeto En Ona

Leia a reportagem completa aqui.


Questão de escolha – Flash Vip #90 | Dez/2020

Matéria escrita por Laura Fiori

Uma pesquisa realizada em 2018 pela marca Sempre Livre revelou a realidade de 26% das mulheres brasileiras de idades entre 15 e 17 anos que não têm acesso a absorventes. Enquanto isso, em alguns países como a Escócia, o acesso gratuito a produtos utilizados durante o período menstrual é garantido por lei.

“Cada mulher tem suas particularidades e é necessário respeitar a individualidade de cada uma. Noto o crescimento de quem vê na menstruação uma filosofia de vida e uma forma de renovação. ’Viver a menstruação' é um ato de autoconhecimento”
Simone Batisti Giroldi, ginecologista e obstetra

Leia a reportagem completa aqui.


Voo solo – Flash Vip #90 | Dez/2020

Reportagem escrita por Carol Bonamigo

Esta matéria especial explora exemplos da realidade de 11,5 milhões de mulheres brasileiras que se viram diante do desafio da maternidade sem um parceiro ao lado, conforme indicado pelos dados de 2018 da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A perspectiva estigmatizada e permeada de preconceitos coloca as "mães solteiras" em uma posição que oscila entre serem vistas como super-heroínas e vítimas de uma narrativa trágica.

“Às vezes, a mulher, no seu inconsciente, acha que tem que dar conta de tudo sozinha. Que ela precisa cuidar, dar banho, alimentar, vestir. Quando essa mãe sofre, ela precisa ter uma rede de apoio, para não ser só julgada, mas amparada, para que ela esteja bem para cuidar e proteger seu filho"
Karine Schwaab Brustolin, terapeuta familiar sistêmica

Leia a reportagem completa aqui.


Espiral do silêncio - Flash Vip l Jul/2020

Matéria escrita por Ana Laura Baldo

A violência contra a mulher no mundo é histórica, estrutural e está enraizada na nossa sociedade. Isso está ligado, principalmente, ao patriarcado, à condição privilegiada destinada ao homem como autoridade, seja na esfera política ou até mesmo doméstica. Com o aumento significativo da violência contra a mulher no Brasil, a criação de leis que pudessem proteger suas vidas e dignidades foi necessária. Assim, com uma grande diferença de idade entre elas, a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio se tornaram ferramentas essenciais na luta por direitos, que inclui a vida.

“Tem um aspecto cultural e pedagógico. Precisamos urgentemente discutir sobre o machismo que estrutura nossa sociedade e causa tantos feminicídios. Precisamos quebrar os ciclos de violência, oferecendo instrumentos e serviços para que as mulheres tenham formas de empoderamento econômico, rede de apoio e acompanhamento multidisciplinar”
Liége Santin, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapecó (CMDM)

Leia a reportagem completa aqui.


Assédio, violência e a cultura do silêncio - Podcast falaFV l Jun/2023

Assédio, violência e a cultura do silêncio geraram o debate do 9° episódio do falaFV!, o podcast da Revista Flash Vip. Carol Bonamigo e Carla Hirsch, sócias da FV, conversaram com a psicóloga Daiana Cristina Sebenello e a advogada Ana Elsa Munarini sobre como a importunação sexual trabalha dentro da cabeça da mulher, como acabamos tendendo a nos culpabilizar quando algo assim acontece, os reflexos na vida da pessoa que sofre assédio ou abuso e a importância da rede de apoio. Episódio disponível no Spotify, Apple Podcast e no canal do YouTube da FV.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM