Feira contabilizou fechamento de negócios e prospecção de vários contatos qualificados para os expositores
O vestido perfeito, o terno alinhado. Cerimonialista, salão de beleza, alianças, bolo cenográfico, buffet, drinks, escolha do espaço, DJ, banda, iluminação, fotografia, cenografia, decoração, lista de convidados, o dia do sim. São muitos os detalhes envolvidos na organização de um casamento. E cada minuciosidade precisa ser pensada com muito carinho para um momento que é único e vai criar lindas memórias.
No último final de semana, de 16 a 18 de junho, casais, madrinhas, padrinhos e debutantes tiveram a oportunidade de inspirar-se em novidades e tendências nos serviços e produtos para casamento e eventos em geral na 14ª edição da maior feira de wedding de Santa Catarina, a Bem Casados, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.
Évellyn Camatti e João Henrique Rostirola já têm a data do casamento marcada: 23 de setembro deste ano, dia em que comemoram seis anos desde o pedido de namoro. Os jovens se conheceram indo à escola. A tia dele dava carona para os dois e assim foram se aproximando e construindo uma relação. Para eles, o matrimônio vai além do dia do sim. “O casamento não é só a cerimônia, mas tudo o que vem depois, a parceria, a confiança, é a pessoa que a gente escolhe passar o resto da vida. É um momento importante, de reafirmar a aliança com Deus, uma responsabilidade, a construção de uma nova família, sabendo que um vai cuidar e apoiar o outro”, expressam.
O casal já tem praticamente todos os detalhes do grande dia organizados e visitaram a Bem Casados para conhecer novidades no ramo que pudessem agregar ao momento. O totem fotográfico, o espelho mágico, a pista Paris e a carta de drinks chamaram a atenção deles, que fizeram orçamentos para a festa.
Quem visitou a 14ª Bem Casados pôde viver uma imersão olfativa que vai ficar na memória. O espaço foi aromatizado por uma das marcas expositoras, a Unction, de Erechim/RS, com um aroma criado especialmente para a feira: um floral amadeirado com uma entrada cítrica. “O floral porque quando tratamos de casamento, as flores estão muito presentes. O amadeirado traz um requinte e sofisticação que é a cara da Bem Casados. Usamos também uma entrada no cítrico, que no caso foi a laranja, para dar leveza, acolhimento e alegria. A combinação da entrada na laranja, um corpo na violeta e um fundo no cedro culminou na identidade olfativa da feira”, explicou a founder da empresa, Luana Martinazzo. Ela expõe que ao inalarmos um aroma, estimulamos uma região do cérebro, o sistema límbico, que está relacionado ao nosso comportamento e por isso temos lembranças olfativas quando os sentimos.
A Unction foi criada em 2020 e no final do ano passado, a irmã de Luana, Amanda Ferreira, abriu uma filial no Rio de Janeiro. Ela contou que foi sua primeira vez na feira e pondera que associar um aroma a um evento ainda é pouco explorado no Brasil. “As pessoas chegavam em nosso estande, diziam que percebiam um aroma diferente no ambiente, mas não sabiam que nós que tínhamos criado. Então, apresentamos nossa marca e explicamos o que é a identidade olfativa”, salienta.
Quem também expôs na feira foi a Nós Assessoria e Cerimonial, marca chapecoense que há três anos oferece a gestão (organização, contratações e acompanhamento) e cerimonial do evento. A equipe atende todos os casais e é especializada em casamentos LGBT+, que como reforça a assessora e cerimonialista da Nós, Carolina Listone, tem todo um cuidado com os detalhes – a equipe, inclusive, é constituída por quatro pessoas da comunidade. “Temos esse diferencial, moldamos os fornecedores do casamento dos nossos clientes. A noiva vai fazer a prova do vestido, por exemplo, ligamos antes e avisamos ‘não tem noivo, nesse casamento são duas noivas’, então o fornecedor já sabe que quando for atender nossa cliente, não vai perguntar ‘qual é o terno do noivo?’, mas sim ‘você sabe qual será o traje da outra noiva?’. São pequenos detalhes e que muitas vezes passam batidos, mas que para a nossa comunidade, fazem toda a diferença”.
O irmão de Carol, Pedro Listone, é sócio da Nós e faz a gestão administrativa e financeira da empresa. “Ficamos muito felizes de poder construir e projetar o sonho das pessoas. Foi muito gratificante estar numa feira tão grande quanto a Bem Casados, sabemos que ela está indo para o patamar nacional e entendemos que estar aqui é mostrar que conseguimos levar nosso público a esses lugares e mostrar que eles podem casar, não é um sonho distante”, completa.
Além da visitação nos estandes, o público conseguiu participar de uma programação extensiva no palco principal com talks, desfiles, palestras, shows de música e um casamento ao vivo – teve até pedido de casamento! A organizadora do evento, Branca Rubas, destaca que a edição desse ano veio com novo formato, com praça de alimentação e uma programação que contou com atrações a cada 40 minutos no palco. Além disso, teve uma agenda especial para cerimonialistas da região, podcast e uma decoração singular em todos os ambientes da feira.
O local da próxima edição foi lançado no encerramento do evento, será no novo parque da Efapi, devido à alta demanda por mais espaço e ambientes. A data ainda será divulgada nos próximos dias. “Terminamos a Bem Casados com o dever cumprido com a nova retomada da feira, e com a satisfação e aprovação da maioria dos nossos expositores. Esperamos vocês na edição de 2024”, finaliza Branca Rubas.
A Feira Bem Casados 2023 teve patrocínio da Vale do Sol Eventos e da Company, Lunardi Imóveis, Raffer e Juliana Marini Costura Fina; apoio do Chapecó Convention & Visitors Bureau, Cinepro Estúdio Criativo, Esquadrão do Altar e Sebrae; e foi uma realização da Sonna Eventos.
Mirella Schuch
Futura jornalista. Curiosa e amante da escrita.