Chapecó se prepara para a 3ª Festa Literária com grandes nomes da literatura nacional
No dia 13 de setembro, a partir das 15 horas, acontece em Chapecó a FLIXAP – Festa Literária de Chapecó. O evento gratuito reunirá escritores de destaque nacional e regional, artistas locais e comunidade, em um encontro que celebra a leitura, a literatura e a cultura – para além dos grandes centros. Realizada pela Humana Sebo e Livraria, a Festa escreve um caminho bonito e contínuo de acesso democrático a ações culturais, espaço de trocas e reflexão, e se consolida no calendário cultural regional.
Com o título “Chamar você para fora, chamar lá fora por você”, a partir do poema da escritora jamaicana Claudia Rankine, esta edição convoca a proximidade, propõe o encontro e abre espaço para a conversa. “Chamamos para o que há no fora, para o que é dito desde as bordas. Para que se possa transbordar feito as águas do rio Uruguai – apesar dos riscos. Colocamos luz e sombra sobre o estrangeiro para que aquilo que chega desde lá seja sentido. Para que quem se julga no centro se desloque. Que fluxos de sobrevivência e poesia sejam vivenciados”, pontua a equipe curatorial, composta por Fernando Boppré e Marília Amorim.
Entre os destaques da programação estão Geni Núñez, escritora, psicóloga e ativista indígena guarani, autora de obras que discutem a descolonização de relações; José Falero, escritor gaúcho aclamado por Os Supridores e finalista do Prêmio Jabuti; Rodrigo Garcia Lopes, poeta, romancista e tradutor, que tem no currículo diversas premiações literárias; André Pinheiro, poeta, jornalista, historiador e tarólogo, com fortes vínculos com a cena literária catarinense, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira; Felipe Moreno, mestre em literatura, idealizador e editor da Editora Casatrês; Stefani Ceolla, jornalista, produtora do Posfácio Podcast, focado em literatura, com uma série especial premiada sobre literatura catarinense. A Festa conta ainda com representantes locais como Roberto Panarotto e Camila Miotto, valorizando a produção intelectual de Chapecó e promovendo o diálogo entre a cena literária nacional e regional.
A entrada é franca. O local tem capacidade para acolher 80 pessoas sentadas e a equipe de produção recomenda chegar com antecedência para garantir a sua cadeira.
Contemplado pelo Edital Multilinguagens da Prefeitura de Chapecó, a partir da Lei Aldir Blanc, uma das principais políticas públicas do País, o projeto traz ainda o patrocínio da Unoesc, apoio institucional do Sesc-SC e Secretaria de Cultura de Chapecó, apoio cultural do Estradinhas Brechó e Café Brasiliano.
15h Conversas cruzadas: Para que poesia, ainda hoje? com André Pinheiro e Felipe Moreno, mediação de Fernando Boppré
16h Conversas cruzadas: Espaços transbordantes para o livro e a leitura, com Camila Miotto e Stefani Ceolla, mediação de Samara Albuquerque de Souza
17h Ligeireza da palavra: Poesia e música - O enigma das ondas, com Rodrigo Garcia Lopes, mediação de Fernando Boppré
18h15 Abertura oficial: com homenageados Carla Pamato Sampaio Alfredo e Miguel Arcanjo Alfredo (Café Brasiliano)
19h Ligeireza da palavra: Quem supre os supridores? com José Falero, mediação de Marília Amorim e Cassiano Mignoni
20h30 Intervenção poética: Colono Cibernético: o dia que Tyto Livi virou Cyber-PunxXx, um poema épico-nejo-funk escrito e dito por Roberto Panarotto
21h Ligeireza da palavra: Artesanato narrativo, com Geni Nuñez, mediação de Bruna Bertolo e Fernando Boppré
22h Pocket show com DJ Cigania
Quando: 13 de setembro de 2025, sábado
Onde: Humana Sebo e Livraria, Rua Mal. Bormann, 82D, Centro, Chapecó, SC
Horário: 15h às 22h
Quanto: Entrada gratuita (recomendamos chegar com antecedência para garantir sua cadeira).
Outras informações: (49) 3316-4566 ou @humanasebolivraria
FVcomunica!