Home > cultura > Inscrições Cinema na Linha
12/08/2025 cultura

Inscrições Cinema na Linha

Podem se inscrever realizadores de cinema catarinense, com curta-metragens produzidos nos últimos 5 anos

Estão abertas até 28 de agosto, as inscrições para realizadores de cinema que tenham interesse em exibir suas produções na programação do Cinema na Linha – Mostra Itinerante do Cinema Catarinense. Podem participar produtores e diretores com obras produzidas entre 2020 e 2025, em formato curta-metragem - com tempo máximo de 25 minutos, com acessibilidade. Serão selecionados pela curadoria um total de cinco produções que integrarão a Mostra, que será exibida  por seis comunidades rurais catarinenses. Os critérios para a escolha dos filmes serão a diversidade de olhares, territórios e linguagens, e a multiplicidade cultural do Estado. Para efetuar a inscrição basta preencher o formulário disponível no link.

O projeto é desenvolvido pela Margot Filmes, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura 2024, através da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.

“Estamos muito felizes por realizar mais uma edição desse projeto que traz como foco a valorização e a democratização do acesso ao cinema, levando as exibições para locais onde dificilmente elas chegariam. Costumamos dizer que o Cinema na Linha é mais que uma exibição de filmes, é encontro, memória e troca entre o cinema catarinense e o coração das comunidades do interior”, enfatiza Ilka Goldschmidt da Margot Filmes.


Protagonismo Rural

O Cinema na Linha é um projeto que busca aproximar o audiovisual catarinense de um público que, tradicionalmente, tem pouco ou nenhum acesso a espaços culturais: moradores de áreas rurais. A mostra acontecerá na primeira quinzena de novembro, ao ar livre, em comunidades dos municípios de Arvoredo, Caxambú do Sul, Formosa do Sul, Marema, Nova Itaberaba e União do Oeste, com sessões noturnas, gratuitas, exibidas em uma telão inflável de grande proporção. 

De acordo com Cassemiro Vitorino, da Margot Filmes, “a ideia é criar uma experiência cultural: cadeiras de praia, chimarrão, pipoca, música ao vivo e conversas sobre cinema fazem parte desse ambiente que transforma locais cotidianos das comunidades, como pátios de igrejas, locais de encontros, em salas de cinema comunitárias”.

Além da exibição, outra parte fundamental do Projeto é o diálogo com outras linguagens artísticas como a fotografia, a música e as artes visuais. Estão previstas oficinas de fotografia com o celular, voltadas especialmente aos jovens das comunidades. A ideia é estimular o uso das tecnologias para o desenvolvimento criativo. As imagens captadas durante essas atividades que antecedem as exibições, serão projetadas na abertura das sessões, promovendo o protagonismo dos participantes e estabelecendo uma ponte entre o cinema profissional e o olhar cotidiano dos moradores, oportunizando a construção de narrativas comunitárias, sensibilidade visual e registro do cotidiano rural. 

Os encontros e exibições serão acompanhadas pelo show autoral da dupla multiinstrumentista Os Curiós, composta pelos artistas Edu Figueiró e Talita Falcão, onde serão distribuídos “mimos” criados pelos artistas visuais Audrian Cassanelli e Daiana Chiodelli, do Coletivo Inço, exclusivamente para estes encontros, que conversam com as vivências do interior.

Outras informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do projeto.



Créditos:
Texto: Camila Almeida
Artes: Marília Goldschmidt
Fotos: Arquivo

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM