Home > registro > Startup Weekend Agrotech
13/10/2025 registro

Startup Weekend Agrotech

Imersão em 54 horas de inovação, colaboração e soluções para o futuro do Agro.

De 12 a 14 de setembro, Chapecó foi palco de mais uma edição do Startup Weekend, desta vez com a temática Agrotech, reunindo mais de 100 participantes entre estudantes, profissionais e entusiastas da inovação. Durante 54 horas intensas, as equipes formadas no evento transformaram ideias em modelos de negócios com potencial de impacto no agronegócio e em toda a cadeia da sustentabilidade.

O evento, que acontece em Chapecó desde 2016 e já faz parte do calendário de inovação da região, foi marcado por muito aprendizado, networking e energia empreendedora. Nesta edição, as ideias vencedoras foram: BeeSense (1° lugar), aplicativo e sensor para medir a temperatura e a umidade das colmeias; Ruralize (2° lugar), solução para controle e gerenciamento da pecuária de corte; Hidra (3° lugar), plataforma de controle nutritivo para cultivo hidropônico; e a menção honrosa ficou com a Agromatch, que conecta profissionais agrônomos recém-formados a negócios que carecem de mão de obra.

Para o facilitador Will Nascimento, conduzir o Startup Weekend Agro Chapecó foi motivo de orgulho. "Foi inspirador ver mais de 80 participantes aprendendo e aplicando metodologias como validação de problemas, MVP e pitch para criar soluções tecnológicas, com o apoio de 14 mentores especializados. O evento não só gerou ideias de impacto, mas também capacitou os participantes a se tornarem futuros empreendedores e a se conectarem com a comunidade de inovação local", destacou.

A experiência também marcou os mentores, que acompanharam de perto o processo criativo das equipes. Franciele Finger ressaltou a importância do papel de guia nesse percurso. "Foi gratificante acompanhar a evolução dos times e perceber como pequenas provocações podiam gerar grandes avanços nas ideias. O mentor ajuda a tirar os participantes da zona de conforto, levando-os a refletir e a transformar projetos do papel em soluções reais".

Entre os organizadores, o sentimento foi de dever cumprido. Luan Otávio Rodrigues lembrou que o evento conseguiu extrapolar a comunidade do agro, aproximando diferentes perfis e fortalecendo ainda mais o ecossistema local. "Na minha visão, o evento foi um completo sucesso, conseguimos atingir a vida dessas pessoas que participaram e isso é o que traz a sensação de dever cumprido", afirmou. Já Bruno Honorato Fonseca destacou o trabalho nos bastidores: "Foram cerca de quatro meses de dedicação para entregarmos a melhor experiência para os participantes e mentores e, no final, a sensação foi de missão realizada".

Do lado dos participantes, a vivência foi descrita como intensa e transformadora. Brenda Carvalho Teixeira destacou a diversidade como fator de aprendizado. "Estar junto com tantas pessoas, com experiências e conhecimentos diferentes, nos obriga a sair da nossa bolha e ver as coisas com outra perspectiva. Foram três dias cansativos e desafiadores, mas faria tudo de novo, porque aprendi e me diverti muito".

Já Daniela Luiza Miotto, integrante da equipe vencedora, contou que o desafio foi mergulhar em uma área pouco familiar. "Embora já inserida na área da inovação, agro não é a minha vertente. Entrei na BeeSense sem ter conhecimento prévio e acabamos levando o SW. Foram 54 horas insanas, de dedicação exclusiva, cansaço extremo e muita adrenalina. Mas a equipe foi leve, divertida e já decidimos que vamos prosseguir com a ideia. Foi incrível!".

Mais do que gerar startups, o Startup Weekend Agro Chapecó intensificou a força da comunidade empreendedora local e mostrou que, quando diferentes talentos se unem em torno de um propósito, surgem soluções capazes de transformar realidades. O futuro do agro, ao que tudo indica, já começou a ser desenhado ali.

AUTORA

Carol Bonamigo

Jornalista, especialista em Cinema e Realização Audiovisual, Diretora de Jornalismo e sócia da revista Flash Vip
LEIA TAMBÉM