Home > registro > Efapi do Brasil
13/10/2025 registro

Efapi do Brasil

Chapecó no circuito nacional de grandes eventos. Multissetorial e cultural, feira projeta desenvolvimento econômico e promete movimentar milhares de pessoas em outubro.

A Efapi 2025 chega para consolidar Chapecó como protagonista no cenário de grandes feiras e festivais do país. A Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Chapecó, que nesta sua 22ª edição foi denominada a Efapi do Brasil, tem o foco na expansão nacional da marca. De 10 a 19 de outubro, o Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi será palco de negócios, inovação, gastronomia, cultura e música, em uma edição que promete superar todas as anteriores em tamanho, diversidade e alcance.

Tradicionalmente, a Efapi é reconhecida como uma das maiores feiras multissetoriais do Sul do Brasil, e o impacto econômico para Chapecó e região é expressivo. Além de movimentar os setores agropecuário, industrial, comercial e de serviços, o evento gera reflexos diretos na hotelaria, na gastronomia e no turismo. Estima-se que milhares de empregos temporários sejam criados ao longo da feira e que o volume de negócios alcance cifras milionárias, fortalecendo empresas locais e atraindo investidores de todo o país.

Nesta edição, a Efapi traz uma estrutura ampliada, com mais de 300 expositores confirmados – 32% a mais que a edição anterior, em 2023 – e espaços remodelados para receber o público com mais conforto e comodidade. O Pavilhão III, por exemplo, passou por obras de expansão e climatização, aumentando sua capacidade para abrigar grandes marcas e novidades em produtos e serviços.

A programação será múltipla: além dos shows, a Efapi do Brasil reúne atividades como o Salão do Imóvel, Salão do Automóvel, Feira Desbravalley (com foco em inovação e tecnologia), exposições agropecuárias, parque de diversões e gastronomia regional.


Festival de música e valorização cultural

Um dos grandes destaques da edição é a entrada definitiva da Efapi para o circuito nacional de festivais de música. Ao longo dos 10 dias, serão mais de 20 grandes shows nacionais, com gêneros que vão do sertanejo ao eletrônico, passando pelo samba, pagode e pop. Nomes como Alok, Gusttavo Lima, Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Thiaguinho, Leonardo e Alexandre Pires se apresentarão no palco principal.

Além das estrelas nacionais, a programação cultural contará com espaço dedicado a artistas locais, reafirmando o compromisso do evento em valorizar a cena chapecoense.

A Efapi do Brasil 2025 vai muito além da música e dos negócios: é uma vitrine que mostra ao país a força empreendedora e cultural do Oeste catarinense. Com entrada gratuita em toda a feira e apenas quatro dias de shows com ingresso pago, o evento se posiciona como inclusivo, permitindo que a comunidade participe ativamente e desfrute da experiência.

Com tradição, inovação e entretenimento, a Efapi se firma não apenas como feira, mas como símbolo do desenvolvimento de Chapecó e ponto de encontro de pessoas, ideias e oportunidades.


Do litoral à fronteira

Consolidada como a Efapi do Brasil, a feira ultrapassou os limites do Oeste e percorreu todo o Estado para reforçar sua grandeza e relevância. A comissão organizadora, junto ao prefeito João Rodrigues, levou o lançamento da feira às principais cidades catarinenses, de Florianópolis a São Miguel do Oeste, em eventos que reuniram autoridades, lideranças e imprensa.

Na capital, a Efapi foi apresentada como uma das vitrines mais potentes para os setores da agropecuária, comércio, indústria e serviços. Já no Extremo-Oeste, em São Miguel do Oeste, o encontro no Latitude Eventos reuniu prefeitos de municípios vizinhos e destacou o papel estratégico da feira como um motor para a economia regional.

"A Efapi já é uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil e neste ano queremos mostrar a pujança de Chapecó e do Oeste Catarinense para todo o país", destacou o prefeito João Rodrigues, durante o lançamento. A proposta foi que a feira fosse, além de espaço de negócios e tecnologia, um ponto de encontro para soluções coletivas. "O Oeste Catarinense precisa se unir para compartilhar soluções para seus problemas. Na Efapi teremos o maior festival da música sertaneja do Brasil, com quatro dias de shows pagos e seis dias gratuitos, com grandes nomes da música nacional", completou o prefeito na ocasião.

Essa circulação estadual fortaleceu a marca Efapi e ampliou sua conexão com diferentes regiões. A cada lançamento, a feira mostrou que não pertence apenas a Chapecó, mas a toda Santa Catarina - um patrimônio catarinense que projeta o Estado no cenário nacional. A expectativa reforçava esse peso: cerca de 500 mil visitantes devem passar pelo Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi durante os 10 dias de feira, movimentando aproximadamente R$ 800 milhões em negócios.

A cada edição, a Efapi segue crescendo em número, estrutura e relevância, reafirmando sua vocação para unir negócios, cultura, entretenimento e desenvolvimento, mantendo-se como um dos maiores eventos multissetoriais do Brasil. 

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM