Home > guia cultural > Perto da realidade
16/06/2021 guia cultural

Perto da realidade

A corrida espacial levemente baseada em fatos.

A minha indicação desta edição é uma série com duas temporadas disponíveis no Apple TV+ (a terceira já está sendo filmada), chamada For All Mankind. O seriado começa no final dos anos 1960, onde a então União Soviética e os Estados Unidos estão no auge da corrida espacial, para ver quem levará o primeiro homem à Lua. Se na “vida real” os Estados Unidos venceram em 1969, no seriado o primeiro homem a pisar na Lua foi um cosmonauta soviético, mudando o rumo de tudo o que aconteceu na NASA em seguida.


Baseado em fatos

Por mais que a boa maioria dos personagens sejam fictícios, e os passos que os EUA e a USSR tomam relacionados a viagens ao espaço não aconteceram de verdade, o seriado considera a política e história real de ambos os países como base para tudo o que acontece, criando um pano de fundo incrível e realista para cada capítulo.


Os astronautas

O foco é o espaço e os esforços da NASA em estar um passo à frente da União Soviética, porém a série dá muita atenção à construção de todos os seus personagens. Ninguém na série está lá sem propósito, e com o tempo você vai conhecendo mais de todos, se aprofundando bastante e aumentando a conexão de quem assiste com o que está acontecendo em cada episódio.


Os efeitos especiais

Sem sabres de luz ou qualquer super tecnologia no espaço, tudo o que você assiste tem base também nas tecnologias disponíveis na época em que a história se passa. Mas isso não significa que há poucos efeitos especiais, já que a produção tem cenas incríveis de assistir, envolvendo lançamentos de foguetes (mesclados com cenas reais) e ótimas sequências na Lua.

Sucesso de crítica (principalmente na segunda temporada), vejo a produção aparecendo em premiações ao longo deste e do próximo ano. São várias horas de entretenimento disponível e o aplicativo do Apple TV+ também mostra informações extras (noticiários da época, entrevistas com personagens, etc) para aumentar ainda mais a imersão no seriado.


AUTOR

Guilherme Bonamigo

Colunista convidado da FV, é gestor de projetos e mora em Toronto, Canadá. É provavelmente tarde demais para perceber que assiste filmes e séries mais do que deveria.
LEIA TAMBÉM