Home > guia cultural > O cinema em 2003
22/11/2021 guia cultural

O cinema em 2003

2003, os maiores filmes daquele ano!

O SENHOR DOS ANÉIS – O RETORNO DO REI

Lançado em 2003, o filme terminou a trilogia d’O Senhor dos Anéis, e fez o que muitas franquias cinematográficas já tentaram sem sucesso (e continuam tentando): fazer um filme grandioso, intenso e que consegue fechar todas as pontas de uma história sem subestimar quem está assistindo. O filme foi a maior bilheteria mundial no ano de 2003 e venceu 11 Oscars em 2004, inclusive de Melhor Filme (importante lembrar que a trilogia é baseada em livros e deve muito do sucesso ao incrível mundo que o autor J. R. R. Tolkien criou). Hoje, 18 anos depois, os filmes continuam deslumbrantes visualmente e as nove horas necessárias para assistir a trilogia valem muito a pena, tanto para quem já viu os filmes no lançamento, quanto para quem nunca o fez.


PROCURANDO NEMO

O segundo maior filme de 2003 (vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2004), é mais um da parceria Disney + Pixar que foi um grande sucesso. Pouco após o lançamento, todos queriam falar “baleiês” como Dory e se apaixonaram pela família de peixes palhaços, que inclui Nemo. Grande qualidade nos visuais e história que envolve adultos e crianças, foi mais uma produção que consolidou a Disney e Pixar como referências em animação e que até hoje mantêm o interesse dos fãs a cada novo lançamento. 


MATRIX RELOADED

Matrix teve um ótimo início com um filme mostrando uma história inovadora e efeitos nunca vistos antes, mas as duas sequências — ambas lançadas em 2003 — ficaram longe da qualidade que todos estavam esperando, infelizmente. Para se ter uma ideia, o filme final da franquia (Matrix Revolutions), lançado seis meses após Reloaded, faturou 42% menos que seu antecessor, já que muitos perderam o interesse pela história. 

Em 2021, 18 anos depois, o quarto filme está chegando (lançamento previsto para dezembro) — Matrix Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e traz Keanu Reeves e Carrie- -Anne Moss de volta aos papéis principais — e acredito que, assim como eu, muitos estão tentando não ter tantas expectativas para poder aproveitar a experiência de voltar para a Matrix após tanto tempo sem muitas decepções.


Que venham muitos mais anos de Flash Vip e, com eles, filmes e séries para a gente conversar sobre!


AUTOR

Guilherme Bonamigo

Colunista convidado da FV, é gestor de projetos e mora em Toronto, Canadá. É provavelmente tarde demais para perceber que assiste filmes e séries mais do que deveria.
LEIA TAMBÉM