Uma questão que não recebe a atenção que deveria: acessibilidade.
A internet é um meio democrático. Mais da metade do mundo faz uso frequente de redes sociais e de comunicação online. Mesmo assim, ainda há uma questão que não recebe a atenção que deveria: acessibilidade.
Cada pessoa interage com a rede à sua maneira, e é fácil cairmos na falsa sensação de que essa maneira é igual para todos. Mesmo sem querer, acabamos ignorando que ao postar em uma rede social, estamos abrangendo todos os públicos. Diferentes culturas, vivências e formas de interagir com o mundo.
Texto alternativo em imagens: Quase todas as redes sociais já permitem a inclusão de um texto descritivo quando você posta uma imagem. Esse texto fica oculto do post principal, mas serve de descrição dos elementos da imagem. Ele permite às pessoas que utilizam leitor de tela possam também entender o post por completo. Ao postar a imagem, procure pela opção descrição ou alt-text (de texto alternativo) e preencha o campo com uma descrição textual identificando os principais elementos da imagem. O Instagram até vai mais longe e já possui algoritmos de machine learning, que tentam interpretar a imagem e geram o texto automaticamente, mas ninguém melhor que você mesmo para explicar o que está tentando mostrar naquela imagem, né?
Legendas: Conteúdo em vídeo também precisa ser acessível. O Instagram está experimentando em alguns países um sticker que gera legendas automaticamente. Mas enquanto a novidade não chega ao Brasil, é legal adicionar manualmente por texto o que você está falando ou ao menos sumarizar os pontos principais.
Descrição dos posts e hashtags: Usar muitos emojis no texto também pode dificultar a compreensão para quem usa leitores de tela. Tudo bem usar coraçõezinhos e carinhas dentro de contexto, mas lembre-se que "
Rodrigo Cavichioli