50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão, indica OMS
Neste sábado (7), é celebrado o dia do profissional que cuida de um dos principais sentidos do corpo humano, o oftalmologista. Ele atua na prevenção e tratamento de problemas oculares, proporcionando qualidade de vida aos pacientes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Destes, 60% são casos de cegueira e deficiência visual.
A maioria dos problemas oculares é silenciosa e geralmente as pessoas consultam o oftalmologista apenas quando está com grande dificuldade para enxergar, mas o médico oftalmologista Dr. Vinicius Villas Bôas, da clínica Videre Oftalmologia, recomenda a visita ao oftalmologista uma vez ao ano para detectar e tratar precocemente possíveis doenças oculares. “A consulta com o oftalmologista vai muito além do exame de refração (teste para as lentes de óculos), nela podemos avaliar a pressão intraocular e todas as estruturas do olho, detectando possíveis doenças assintomáticas, como o glaucoma”, explica.
Um dos problemas mais comuns é a catarata, que atinge cerca de 20 milhões de pessoas no mundo. Uma das especialidades do Dr. Vinicius é o tratamento da catarata, principal causa de cegueira reversível. O oftalmologista esclarece que o termo é dado para a perda de transparência do cristalino, lente situada atrás da íris, e expõe as causas da doença. “A catarata é multifatorial, pode ser congênita ou adquirida. A principal causa é o envelhecimento natural do cristalino em decorrência da idade. Entretanto, em alguns casos pode estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, oculares e ao uso de determinados medicamentos, como os corticóides”.
Conforme o médico, pessoas com catarata sentem sua visão embaçada, têm maior sensibilidade à luz e percebem as cores desbotadas. O Dr. Vinicius afirma que nem toda catarata gera baixa de visão, mas nos pacientes com sintomatologia e baixa de visão o único tratamento eficaz é a cirurgia, na qual a lente natural opaca é removida e substituída por uma lente artificial transparente. “A cirurgia de catarata é a mais realizada na oftalmologia. Como todo procedimento cirúrgico, não é isenta de riscos, mas a tecnologia atual e a capacidade e experiência do cirurgião diminuem esses riscos e elevam a taxa de sucesso", finaliza o médico.
Mirella Schuch
Futura jornalista. Curiosa e amante da escrita.