Imunização deve iniciar na próxima quarta-feira (20) em todo o Estado catarinense.
A vacinação contra a Covid-19 deve iniciar nesta quarta-feira (20), em todas as cidades catarinenses. Entretanto, o começo da campanha depende da liberação do uso emergencial dos imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
O chefe do Executivo estadual, Carlos Moisés (PSL), afirmou na última sexta-feira (15) que Santa Catarina está preparada para receber a imunização. “Nós temos em nossos almoxarifados todos os insumos necessários para executar as quatro primeiras fases definidas pelo Ministério da Saúde”, reforçou o governador.
A Anvisa deve decidir sobre a liberação da vacina ainda neste domingo (17). O Ministério da Saúde irá enviar as doses ao Estado, que será responsável por levá-las até as cidades e garantir a chegada de forma segura. O governador ainda salientou que destinará as vacinas aos municípios em até 24 horas.
O prefeito chapecoense, João Rodrigues (PSD), também afirmou que o município está preparado para iniciar a campanha de imunização. “Já acordamos com o secretário de Estado da Saúde (André Motta Ribeiro), tão logo a vacina chegue em Santa Catarina, Chapecó iniciará o processo de vacinação”.
O número de doses destinado ao município ainda não foi divulgado, mas o plano de vacinação contra a Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde prevê a imunização de 16 mil pessoas na primeira etapa. É importante lembrar que são duas doses. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Lígia Schacht, afirma que as primeiras 8 mil doses serão para os 7 mil profissionais da saúde, tanto da rede municipal quanto dos hospitais, que serão vacinados em seus locais de trabalho.
Também no grupo inicial estão os indígenas, que devem ser vacinados no Toldo Chimbangue e Aldeia Kondá. Ainda na primeira etapa estão previstos os idosos com mais de 75 anos e idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência. Estes devem ser vacinados na própria instituição. Os acamados serão vacinados em suas residências. Na segunda fase serão vacinadas pessoas de 60 anos a 74 anos. Na terceira fase, quem tem comorbidades. Na quarta fase estão previstos os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais do sistema profissional.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.