Dois filmes da produtora são selecionados para a Mostra Chica Pelega, em Videira (SC). Sessões acontecem nos dias 14 e 15 de março e destacam a circulação do audiovisual produzido no oeste catarinense.
A produtora Três Quadros Filmes, de Chapecó (SC), terá presença dupla na Mostra Chica Pelega, que acontece em Videira, no meio-oeste catarinense. Os filmes “Beira: Além das Margens do Rio Uruguai” e “Efapi Boul” integram a programação do evento, reafirmando a circulação nacional e internacional das produções realizadas no oeste do estado.
O documentário “Beira: Além das Margens do Rio Uruguai” será exibido no dia 14 de março, às 18h. Já o curta “Efapi Boul” terá sessão no dia 15 de março, às 19h30.
Dirigido por Daniela Farina e João Fernando Lucas, Beira: Além das Margens do Rio Uruguai acompanha a memória e as histórias que atravessam o rio Uruguai, curso d’água que marca paisagens, modos de vida e também fronteiras entre Brasil, Argentina e Uruguai. O filme acompanha um dos últimos balseiros ainda vivos do rio e constrói um retrato sensível sobre pertencimento, transformação e memória. A obra já circulou por festivais no Brasil e no exterior, tendo recebido menção honrosa no Festival Periferias, realizado entre Espanha e Portugal.
Já “Efapi Boul” apresenta um olhar sobre encontros culturais e pertencimento a partir da experiência da comunidade haitiana em Chapecó e da paixão pelo futebol. O filme estreou como convidado no Festival de Cinema de Florianópolis (FAM), foi selecionado na Mostra Sesc de Cinema, participou do Won Together Film Festival, na Rússia, e atualmente está disponível nas plataformas Prime Video e Claro TV.
A presença dos dois filmes na Mostra Chica Pelega reforça a trajetória da Três Quadros Filmes, produtora fundada em 2011 por Daniela Farina e João Fernando Lucas. Ao longo de quase 15 anos de atuação, a produtora tem desenvolvido obras que dialogam com o território, abordando temas ligados à memória, identidade, cultura e transformações sociais do sul do Brasil.
Outras produções da Três Quadros também já circularam por festivais nacionais e internacionais, consolidando a produtora como uma das referências do audiovisual no interior de Santa Catarina.
Em 2026, a produtora completa 15 anos de atuação, trajetória marcada pelo compromisso de produzir obras que partem de histórias locais para dialogar com públicos diversos. Levar essas narrativas para festivais, mostras e diferentes circuitos de exibição é também uma forma de ampliar o olhar sobre quem somos e sobre o lugar que ocupamos no mundo.
A participação na Mostra Chica Pelega reafirma esse percurso e celebra a continuidade de uma produção audiovisual comprometida em transformar experiências e memórias do oeste catarinense em cinema.
Beira: Além das Margens do Rio Uruguai
Data: 14 de março
Horário: 18h
Informações: https://www.tresquadros.com.br/beira-alem-das-margens-do-rio-uruguai/
Efapi Boul
Data: 15 de março
Horário: 19h30
Informações: https://www.tresquadros.com.br/efapi-boul/
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.