O sorriso no rosto das mães e os olhinhos brilhantes dos filhos retratam o evento comemorativo ao mês da criança, organizado pela Associação Recomeço.
Um encontro que somente foi possível pela generosidade de doar tempo, conhecimento e, principalmente, empatia. Sentimento de amor e acolhimento, essa era a ideia das voluntárias da Associação Recomeço em proporcionar às mães guerreiras que passam 24 horas cuidando dos filhos com deficiência e necessidades específicas. A partir deste objetivo, foram estabelecidas parcerias com profissionais de diversas áreas para os beneficiados do Projeto Passo a Passo, em uma tarde especial no Salão de Atos da Unochapecó, no último dia 30 de outubro. As mamães foram surpreendidas com flores, sessões de fotos e atendimentos de beleza em produções de cabelos e maquiagens. As crianças, por sua vez, ganharam brinquedos, naninhas do grupo Mãos de Luz, além da presença de palhaços, dos super-heróis Batman, Mulher Gato e Homem Aranha, e ainda diversão nos brinquedos infláveis montados para a ocasião, completando o entretenimento.
"Este dia foi uma maneira carinhosa de reconhecer o comprometimento dessas famílias e mostrar nosso apoio", relatou a vice-presidente da Associação Recomeço, Mara Dal Vesco.
A celebração de força e do amor que permeiam suas vidas reforçam a determinação das voluntárias em continuar essa missão. "Agradecemos sinceramente a todos que tornaram este evento tão especial e reafirmamos nosso compromisso de fazer a diferença juntos", ressaltou Mara.
Na abertura, a apresentação de um concerto musical com flauta e violão de adolescentes em ambiente de privação de liberdade e reeducação, sob a orientação do instrutor de música e Agente de Segurança Socioeducativo, Adelir Lino.
"É possível sim, em local socioeducativo, trabalhar de diversas formas para auxiliar os adolescentes na conscientização de seus erros, aquisição de novas aprendizagens saudáveis e lapidá-los para futura reinserção social", afirmou a coordenadora do evento e voluntária da Recomeço, Cleide Cerezolli.
O cão Max e a cadela Star do GOC (Grupo de Operações com Cães) do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) participaram do evento e trouxeram momentos de descontração. Já conhecidos por grande parte dos participantes pelo trabalho de cinoterapia, ambos interagiram com crianças e adultos, garantindo alegria e diversão. "Os cães, além de serem utilizados em trabalhos de segurança com a equipe, estão aptos para esse tipo de trabalho", esclareceu o coordenador do GOC/DEASE, Agente Marcelo Anzolin.
"Para as mães e crianças foi uma tarde na qual puderam realizar diferentes atividades, onde se sentiram queridas e valorizadas. Foi muito legal ver as mães maquiadas e felizes com o resultado nas fotos profissionais que foram tiradas. E a alegria e diversão das crianças com os brinquedos e super-heróis que estavam presentes", avaliou a fisioterapeuta e voluntária da Recomeço, Michele Minozzo.
Quando esta tarde foi idealizada, há dois meses, as voluntárias da Associação Recomeço pensaram em dois objetivos, cuidar tanto das mães quanto dos filhos. E o resultado refletiu nas palavras das famílias presentes, como a do pequeno Leonardo de Oliveira Rios, de dois anos, que sofre de paralisia cerebral, epilepsia e microcefalia, que já recebeu da Recomeço uma cadeira de rodas e um aparelho de sucção. Sua mãe, Patricia Aline Rios, repete palavras de gratidão pelos benefícios destinados a ela e ao filho: "Só tenho a agradecer a essa equipe maravilhosa e abençoada".
"O Projeto Passo a Passo, da Recomeço, tem sido muito importante. Além do suporte ao meu filho em atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia, tem trazido, para nós mães, um acolhimento emocional. Podemos sentir o carinho com que tudo é organizado, o amor no olhar de cada voluntária que se doa. Não tem maior alegria de ver o filho da gente bem cuidado, bem recebido e ser aceito do jeitinho que ele é. Momentos como esses, fazem ter esperança de dias melhores, lembram que também preciso cuidar de mim para conseguir cuidar melhor dele". Este emocionante depoimento é de Daniela Tibes Garghetti de Araújo, mãe do João Miguel Tibes Garghetti de Araújo, de apenas um ano e 10 meses, portador de Síndrome de Down e epilepsia. "Vai muito além de um acolhimento físico, é um acolhimento que aquece nosso coração", complementou Daniela.
Toda esta mobilização sensibilizou as integrantes da equipe de voluntárias da Recomeço, como Carla Filipack, que descreveu a emoção da tarde. "Exausta, mas coração alegre em proporcionar esses momentos de autocuidado e autoestima a essas mães guerreiras", declarou.
"Foi muito bonito mesmo! Parabéns Recomeço e a todos que ajudaram! Tenho certeza que ficará uma lembrança linda no coração de cada uma destas mãezinhas", diz a voluntária, Luciana Bramati.
Um momento importante, que só foi possível com a participação dos parceiros: Unochapecó, CASER Chapecó, GOC - Canil, O Boticário, Oficina dos Doces, Offline Kids, Jéssica Munarini Fotografia, Ane Ateliê Fotografia, Gessi Ribeiro Salão, Salão da Lia, Incanto Movimento Interior, Rachele Dassi Studio Hair, Get Church, Tok de Beleza, Cosplay Batman, Mulher Gato e Homem-aranha e grupo Mãos de Luz.
Miriam Machado, advogada e voluntária da Associação, destacou a importância da experiência: "É necessário um tempo para essas mães que têm tão pouco tempo para si mesmas. Nós, da Recomeço, vivenciamos esta dura realidade. Compartilhar doando nosso tempo é uma honra", finalizou.
A Associação Recomeço foi fundada por voluntárias chapecoenses no final de 2022 e atua neste ano com o projeto Passo a Passo, que visa amenizar as dificuldades de mobilidade de crianças de baixa renda. Os jovens beneficiados são atendidos pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó, através do Estágio em Fisioterapia Neurofuncional Infantil
O projeto Passo a Passo já destinou, entre órteses, aparelho de sucção, pressão, andador e cadeiras de rodas, todos adaptados às necessidades de cada criança. O trabalho da Recomeço só é possível, além das voluntárias, pelo suporte de seus padrinhos e empresas apoiadoras. Faça parte dessa corrente do bem e ajude pessoas a recomeçar! Interessados podem entrar em contato pelos telefones (49) 98407.2148 (presidente Dete Zandavalli) e (49) 99987.2035 (vice-presidente Mara Dal Vesco), ou através do Instagram @recomecochapeco.
Carla Hirsch
Jornalista, especialista em Marketing, editora-chefe e sócia-fundadora da Revista Flash Vip