Primeiro evento Coração Solidário Slaviero Chapecó contou com palestra de Neto Zampier, em prol da Associação Beneficente Recomeço
Uma noite marcada pela emoção. Foi isso que aguardava quem participou do 1º Coração Solidário Slaviero Chapecó, na noite da última quinta-feira (31), no Hotel Slaviero Chapecó. O jantar beneficente – em prol da Associação Recomeço – iniciou com uma palestra do autor e teólogo Neto Zampier, ex-jogador da Chapecoense.
Neto, que é embaixador da Recomeço, não conteve as lágrimas logo no começo da sua fala, ao definir uma de suas metas de vida: ajudar ao próximo. “Em algum momento, todos recebemos ajuda de alguém. Tudo que passei na minha vida, tive a ajuda de alguém que acreditou ou que colocou a mão na massa, junto comigo. Então quando conheci a Recomeço, fiquei encantado pelo trabalho e quis fazer parte também. Quando queremos mesmo, Deus nos capacita e cria situações para que possamos, de fato, fazer algo. Então espero poder contribuir com todo o amparo que essa Associação tem dado a crianças que realmente precisam”, afirmou.
A Associação Recomeço foi fundada por voluntárias chapecoenses no final de 2022 e atua neste ano com o projeto Passo a Passo, que visa amenizar as dificuldades de mobilidade de crianças de baixa renda. Os jovens beneficiados são atendidos pela Clínica Escola de Fisioterapia da Unochapecó, através do Estágio em Fisioterapia Neurofuncional Infantil. Com ações como o jantar beneficente – que destinou 50% da sua arrecadação à Associação –, a Recomeço busca recursos para a aquisição e adaptação de cadeiras de rodas especiais, próteses, órteses e andadores, que irão facilitar o manuseio e a adequação postural dessas crianças
"O que estamos mostrando é efetividade. O Neto, nosso embaixador, fala muito sobre ‘não desistir’, e é o que representa os pais e avós dessas crianças, que nunca desistiram, e nós também não vamos desistir!”, disse a presidente da Recomeço, Dete Zandavalli.
E sobre “recomeços”, Neto entende muito bem. Durante sua jornada, relatada na palestra, houve altos, baixos, lesões, conquistas e traumas. Na sua fala, Neto lembrou de sua infância humilde, na periferia do Rio de Janeiro, o apoio incondicional de sua família e sua trajetória no futebol, culminando no acidente aéreo da Associação Chapecoense de Futebol, em novembro de 2016. “Quem não tem compromisso com a sua história, não pode definir o seu futuro. Não desistir é dar o melhor de si, independente da situação e independente da estrutura. Recomece quantas vezes for necessário! Se você respira, vive e tem saúde, você tem a chance de sonhar e realizar os seus sonhos”, concluiu Neto.
A palestra foi finalizada com a entrega de mais uma cadeira de rodas do projeto Passo a Passo. A jovem Fernanda Rodrigues Pereira, de 20 anos, estava acompanhada da avó Maria Cenira Dutra da Silva, e não conteve a alegria. “Essa cadeira representa tudo para nós! Agradeço a Deus por essa equipe. Não é sempre que as pessoas olham para o lado e ajudam o próximo, e essa é uma equipe muito abençoada e unida. Desde os 4 anos que a Fernanda faz fisioterapia e não podemos comprar esse equipamento, então não tenho nem palavras para agradecer ter ganhado isso para ela. Vai servir muito, não vamos mais precisar carregar ela no colo. Veio na hora que mais precisamos”, agradeceu dona Maria Cenira, emocionada.
Emoção essa que chegou aos participantes do evento, que presenciaram na prática as ações da Associação, dentre eles, o empresário José Antonio Tessari, que através da sua empresa Rotesma é padrinho da Recomeço. “Tenho uma filha com esclerose múltipla e sei o quanto custa mensalmente manter enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, cadeira de rodas e tudo o mais que ela precisa. Mas eu tenho para proporcionar. Por isso quis apoiar a iniciativa, para ajudar as pessoas que precisam disso e não podem ter. E convido os amigos e empresários que ajudem também, assim conseguimos todos vencer mais fácil as adversidades”.
“Não tem como não apoiar esse tipo de causa. Como pessoa, todos temos responsabilidade social, e dar apoio financeiro, se temos condição, é o mínimo que podemos fazer para ajudar esses programas”, completou o empresário Ademar José Schneider, sócio-administrador da Schneider Montagens Industriais e também padrinho da Recomeço.
Após a palestra, em momento de confraternização, foi servido um jantar no restaurante do hotel. “A Slaviero tem um projeto social e esse ano iniciamos também em Chapecó. Este foi o pontapé inicial, oportunizando que as pessoas tornem a vida mais leve e tranquila ajudando ao próximo. Como empresa e seres humanos, queremos dar continuidade ao projeto, que começamos hoje, com a Recomeço”, explanou o gerente operacional da Rede Slaviero, Rodrigo Gonçalves da Rosa.
Nos primeiros 90 dias de atuação, o projeto Passo a Passo destinou 19 equipamentos, totalizando R$ 33.417,51 em materiais entregues, entre órteses, aparelho de sucção, pressão, andador e cadeiras de rodas, todos adaptados às necessidades de cada criança. O trabalho da Recomeço só é possível, além das voluntárias, pelo suporte de seus padrinhos e empresas apoiadoras. Faça parte dessa corrente do bem e ajude pessoas a recomeçar! Interessados podem entrar em contato pelos telefones (49) 98407.2148 (presidente Dete Zandavalli) e (49) 99987.2035 (vice-presidente Mara Dal Vesco), ou através do Instagram @recomecochapeco.
Carol Bonamigo