Home > saúde > Semana do Sono inicia segunda em Chapecó
10/03/2023 saúde

Semana do Sono inicia segunda em Chapecó

Evento tem o objetivo de trazer para a população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o sono

A Semana do Sono 2023 acontece de 13 a 19 de março, em todo o território nacional, promovido pela Absono, e tem o objetivo de trazer para a população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o sono. Este ano, o tema da Semana é: Sono é essencial para a Saúde.

Já é a 8ª edição nacional e vem chamar atenção da sociedade sobre a importância do sono de qualidade e manutenção das emoções alinhadas. De acordo com a presidente da Absono Regional de Santa Catarina, a otorrinolaringologista Amanda Costa: “dormir bem diariamente, é como uma caderneta de poupança para o futuro do seu corpo e de sua mente. O sistema imunológico é afetado com um sono de baixa qualidade. A medicina em inúmeros artigos provou que, para desenvolver anticorpos adequados, precisamos de um sono reparador. Quem dorme mal ou trabalha a noite pode ter sim sua imunidade alterada, por conta das horas de sono que lhe faltam”.

Em Chapecó, a Semana do Sono contará com três momentos. Durante a tarde do dia 13, no Auditório principal da Unochapecó, acontecerá um Simpósio com profissionais que são referência em Saúde do sono, para acadêmicos da área da saúde e público em geral, que irão esclarecer e, inclusive, alertar a população sobre a importância do sono para a saúde física e mental.

Após os painéis, teremos uma palestra magna com o otorrinolaringologista, Dr. Danilo Sguilar, referência nacional em sono. Serão discutidos bons hábitos para uma boa qualidade de sono, bem como abordadas as principais doenças do sono como: Apneia do Sono, Sonolência Excessiva, Insônia, entre outros.

Os especialistas discutirão as particularidades do sono nas diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes e idosos). Um segundo momento, ocorrerá na noite do mesmo dia, um jantar/palestra com o palestrante nacional Dr. Danilo Sguillar, para médicos convidados. Já na manhã do dia 15 de março, a Dra. Amanda Costa fará uma manhã de lives abertas em seu Instagram @amandacostaotorrino, com convidados nacionais que fecharão a programação da Semana do Sono Chapecó.


Texto: Darlei Lotterman
Fotos: Unsplash

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM