Chapecó recebe mostras sobre animais de estimação e mangás
A Fundação Cultural de Chapecó realizará, até o mês de julho, duas exposições artísticas em galerias da cidade. A primeira delas, “Animal”, que retrata a relação entre humanos e bichos, iniciou este mês e está disponível na Galeria Acervo Escola de Artes de Chapecó, que fica na Av. Nereu Ramos, 729E, Centro. As visitações estão abertas de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 20h, e nas sextas-feiras até às 17h.
Esta mostra é composta por trabalhos de ex-alunos dos cursos de artes visuais da Escola de Artes. Dentro dos conteúdos programáticos dos cursos de Desenho e Pintura, o tema é explorado não apenas em seu potencial gráfico e pictórico, de maneira técnica, mas também pelo seu potencial reflexivo. No último ano de curso, o aluno é instigado a produzir uma série de trabalhos e também um artigo/texto sobre a proposta escolhida. Alguns destes alunos elencaram o tema "Animal" como de grande relevância em sua vida, seja pelo aspecto ecológico, crítico, estético ou mesmo pela sua relação emocional com os pets, resultando nas obras da exposição.
A segunda mostra anunciada pela Fundação chama-se “Chapecó Otaku: Personagens em mangá do universo anime de Marcos Lopes Augustinho”, e estará disponível do dia 30 de março até o final de junho nos Museus de História e Arte de Chapecó e Antônio Selistre de Campos, ambos localizados na Av. Getúlio Vargas - 17N, Centro. Com entrada gratuita, o objetivo é promover a área de artes visuais, divulgando o trabalho do jovem artista Marcos Lopes Augustinho, de 19 anos, que domina o desenho na estética mangá.
Augustinho nasceu em Porto Alegre/RS e reside em Chapecó. O artista frequentou o Serviço de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação - SAAH/S no Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick - CAPP, e se destacou na linguagem do desenho buscando sempre ser criativo em seus trabalhos. A partir disso, levou o desenho para sua vida como um hobby e uma forma de expressão, pesquisou por conta própria a arte digital em diversas criações e aprimorou suas técnicas através do celular.
A “Chapecó Otaku: Personagens em mangá do universo anime de Marcos Lopes Augustinho” é promovida pela Fundação Cultural de Chapecó, através Gerência de Cultura, Patrimônio e Memória, com organização do Setor de Artes Visuais em parceria com os Museus. A visitação estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30min. Outras informações através do telefone (49) 99193-9419 ou pelo e-mail artesvisuais@chapeco.sc.gov.br.
FVcomunica!