Home > registro > Planejamento Tributário
27/04/2021 registro

Planejamento Tributário

Saiba como projetar o futuro de uma organização neste contexto atípico que vivemos

A pandemia da Covid-19 teve um forte impacto na economia mundial. Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no ano de 2020 mostrou que 31% das pequenas empresas brasileiras mudaram o funcionamento e precisaram se adaptar por conta do novo coronavírus para manter a saúde financeira. Isso representa 5,3 milhões de organizações. 

Como explica o contador Paulo Vezzaro, da DOMN Soluções Contábeis e Genoma Gestão de Negócios, o planejamento tributário foi essencial para que empresas não encerrassem suas atividades e continua sendo indispensável para a projeção do futuro dos negócios. O planejamento tributário, ou Mapa Fiscal, consiste na gestão do pagamento de tributos, os impostos, com o intuito de encontrar o caminho mais econômico neste processo. 

Neste sentido, o profissional de contabilidade estuda as maneiras de reduzir, de forma legal, o número de tributos pagos. E para reduzir os custos, ele precisa conhecer todas as formas existentes de tributação que envolvem o negócio e criar estratégias assertivas. “O planejamento tributário é uma atividade lícita, na qual respeitamos todas as obrigações fiscais e legais e apresentamos de forma transparente ao empresário as ações tomadas”, afirma Vezzaro.  

Um bom passo para iniciar este planejamento é mensurar os dados obtidos a partir do encerramento contábil do ano anterior. Através dele, é possível apurar o lucro ou déficit da organização naquele período. "Seja este resultado positivo ou negativo, os números nos mostram uma realidade e é preciso considerá-los e interpretá-los para construir novas estratégias”, orienta o profissional. 

E, claro, é fundamental que quem esteja à frente de um negócio seja transparente com o contador e compartilhe suas dificuldades em relação à saúde financeira de sua empresa, afinal, ele é o braço direito do empreendedor. “O contador investe seu tempo no crescimento de uma empresa e é quem transforma os números em desenvolvimento. Uma relação de confiança entre empresário e profissional de contabilidade tende a gerar resultados satisfatórios para o empreendimento”, finaliza Vezzaro. 


Foto: Paula Navarro

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM