Home > saúde > Esfriou e a dor chegou!
02/07/2021 saúde

Esfriou e a dor chegou!

O inverno pode agravar as dores nas articulações.

O inverno chegou e com ele as prometidas baixas temperaturas. Com a vinda do frio, abrimos as portas dos guarda-roupas em busca de algo para esquentar o nosso corpo do frio, como roupas e acessórios bem característicos desta estação, a qual é considerada por muitos, por ser a mais elegante do ano. Um bom vinho, uma lareira e cobertores, também são elementos que trazem sofisticação e bem-estar para a época, porém, infelizmente, essa não é a realidade de todas as pessoas. 

Um dedinho que bate na quina, uma pisada no pé ou até mesmo incômodos no corpo sem necessariamente haver um atrito, causam dores ainda mais intensas no inverno. Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura. A dor é uma grande aliada do frio e principalmente as dores articulares nas mãos, joelhos, coluna, punhos, dedos, ombros e cotovelos costumam incomodar mais que em outras estações. Mas a pergunta é: por que isso acontece? 

O ortopedista e traumatologista Guilherme Dalul, especialista em Membros Superiores (ombro e cotovelo) explica que a dor nas juntas – nome popular dado à dor nas articulações – pode ser causada por vários fatores como obesidade, idade elevada, traumatismo, sedentarismo, entre outros. “No frio, nós nos movimentamos menos, contraímos os músculos e ficamos mais encolhidos. Isso causa rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar. Além disso, o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores” , completa Dr. Guilherme. 

Outro ponto importante é que no frio, nossos vasos sanguíneos ficam mais contraídos para que não percamos o calor do corpo. Por isso, se uma pessoa tem problemas circulatórios, a sensibilidade à dor aumenta. Mas o inverno não é um vilão imbatível para quem sofre com esse problema. Digamos que ele é um sinal de alerta sobre a qualidade de vida que estamos levando e os problemas que podem se agravar com os maus hábitos estabelecidos em nossas rotinas. Ou seja, muitas destas dores podem ser evitadas com pequenas ações caseiras em situações mais leves e com o acompanhamento de um especialista em casos mais avançados. 

Quando a dor nas articulações for muito intensa e demorar mais de um mês para desaparecer ou causar algum tipo de deformação, é muito importante consultar um médico para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. O Dr. Guilherme explica a melhor forma de agir nestes casos: “O primeiro passo, e o mais importante, para tratar as dores nas articulações é consultar um médico especialista. Ele vai detectar a causa do desgaste no corpo do paciente e receitar o tratamento mais adequado para os sintomas, sejam eles dores, desconfortos ou inflamações”.


Dicas para evitar dores no inverno

Bom, se o frio nos deixa mais vulneráveis, agravando as dores no corpo, é importante focar na prevenção através de cuidados e técnicas para nos mantermos ativos e aquecidos. Para isso nada melhor do que a realização de exercícios regulares. As atividades físicas são indispensáveis para garantir a qualidade de vida dos indivíduos, e no caso de dores nas articulações elas são simples e eficazes. Além de diminuir a dor articular e a rigidez, melhoram a flexibilidade, mobilidade, humor e também podem auxiliar na perda de peso, o que pode ajudar a diminuir a dor nas articulações. Conheça alguns exercícios recomendados para evitar esse tipo de complicação principalmente no inverno: 

  • Natação e hidroginástica, porque ativam e fortalecem os músculos sem desgastá-los;
  • Andar de bicicleta e fazer caminhada, porque também são exercícios que ajudam a lubrificar as articulações e são de baixo impacto;
  • Alongamentos e Pilates, pois aumentam a flexibilidade dos músculos e tendões, sem prejudicar as articulações;
  • Musculação, que deve ser feita cerca de 2 vezes por semana, para fortalecer os músculos e diminuir a sobrecarga nas articulações.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM