Home > saúde > Dor nas 'juntas'
23/04/2021 saúde

Dor nas 'juntas'

Os cuidados com a sua saúde articular estão em dia?

Com o passar dos anos, percebemos que certos movimentos realizados desde pequenos e que pareciam tão simples e naturais, agora já nos custam mais esforços para executá-los. Começa com uma dor no joelho, depois no quadril e, se não tomarmos medidas preventivas, o processo doloroso continua. A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade médica unificada responsável por estudar e tratar doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor.

Como explica o especialista em Membros Superiores, Dr. Guilherme Dalul, a articulação se encontra onde se unem dois ou mais ossos e podem permitir movimentos complexos. A configuração de cada uma é que vai determinar o grau e sentido do movimento. “As articulações dobradiças dos joelhos, dedos das mãos e dedos dos pés, por exemplo, nos permitem apenas flexionar e estender estas partes do corpo. Já as do ombro, oportunizam rotações para dentro e para fora, bem como os movimentos dos braços para frente, para trás e para os lados”, esclarece o médico.

Em uma articulação, as extremidades dos ossos são cobertas por cartilagem, tecido liso, elástico e resistente, com função de absorver impactos e prover o deslizamento entre duas estruturas ósseas sem gerar atrito durante o movimento. Também conta com um revestimento que a envolve e forma a cápsula articular. As células deste tecido produzem o fluído sinovial, um líquido claro que nutre a cartilagem e reduz ainda mais o atrito, facilitando o movimento. Os componentes das articulações proporcionam estabilidade e reduzem o risco de danos por uso constante.

“Quando uma articulação está dolorida, temos uma artralgia. Quando inflama, chamamos de artrite, termo mais comum. Mas, caso acumule líquido dentro dela, entende-se como um derrame”, diferencia o ortopedista e traumatologista. O Dr. Dalul ainda alerta que a dor não ocorre apenas quando a articulação está em movimento. É possível ter sensações dolorosas nas articulações estando em repouso também. 

Caso tenha alguma lesão ou sinta dores após a realização de algum esforço físico, ou ainda tenha sofrido um trauma, como uma pancada, é importante consultar o médico ortopedista. Também é necessário prestar atenção em inchaços que possam aparecer nas articulações, bem como alterações em sua estrutura corporal. “A dor é um alerta e não devemos ignorá-la. Uma sensação cotidiana pode não ser apenas uma besteira, mas uma indicação de que algum problema mais grave requer atenção. Por isso, procure sempre um profissional de confiança”, finaliza o Dr. Guilherme Dalul.


Fotos: Amália Candiotto

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM