A mostra de cinema catarinense levará exibições de filmes para seis municípios
A região oeste de Santa Catarina volta a receber o Cinema na Linha - projeto que busca aproximar o audiovisual catarinense de um público que, tradicionalmente, tem pouco ou nenhum acesso aos bens culturais: moradores de áreas rurais. Os organizadores acabaram de divulgar os cinco curta-metragens selecionados para compor a mostra em 2025, que será exibida gratuitamente em seis comunidades rurais, durante a primeira quinzena de novembro.
Desenvolvido pela Margot Filmes, com recursos do Edital Circuito Catarinense de Cultura 2024, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc, o projeto chega à sua nova edição com o propósito de desenvolver na prática o acesso e a democratização cultural, com ações de base comunitária.
Os filmes foram selecionados pelos curadores Fernando Boppré e Flávia Person, que trazem ampla trajetória nas artes e no audiovisual catarinense. Fernando é escritor, editor, historiador e curador, nascido em Florianópolis, atualmente vive e trabalha em Chapecó, livreiro da Humana Sebo e Livraria, curador do Cineclube Humana e coordenador editorial da Editora Humana. Mestre em História Cultural (UFSC) é membro do Conselho Internacional de Museus (Internacional Council of Museums/ICOM-Brasil). Diretor dos filmes “Tem drama na União” (2004) e “Pequenos desencontros” (2009). Realizou como curador mais de 50 exposições nos últimos vinte anos.
Flávia Person atua nas áreas do audiovisual e das artes visuais como documentarista, pesquisadora, roteirista de não-ficção e produtora cultural. Graduada em Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos; mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em ArtesVisuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisou a vida e a obra do cineasta e artista visual alemão Harun Farocki. Trabalhou na elaboração e desenvolvimento de projetos culturais e audiovisuais; na escrita de roteiros de não-ficção e textos de crítica de arte. Diretora dos curtas-metragens, “Antonieta” (premiado no Oberá en Cortos e Recine), sobre a vida e a trajetória de Antonieta de Barros, e “Vãhn gõ tõ Laklãnõ” (prêmio Canal Brasil no festival É tudo verdade 2023), a respeito da história do povo Laklãnõ Xokleng. É pesquisadora na Cinemateca Brasileira.
Dentre a lista dos filmes escolhidos pelos curadores estão documentários e curtas de ficção com temáticas e pesquisas que se destacam pela diversidade. Ilka Goldschmidt, da Margot Filmes, destaca o amplo trabalho de seleção. “Quando abrimos as inscrições para a Mostra pensamos muito em trazer como foco para os nossos curados, que tiveram o trabalho de selecionar e pensar esses filmes sendo exibidos juntos, a pluralidade no nosso Estado. Tanto cultural, quanto temática e estética, que mostre a amplitude das pesquisas, do trabalho desenvolvido no cinema em Santa Catarina”.
As sessões serão realizadas ao ar livre, em um telão inflável de grande proporção, transformando praças, espaços de convivência comunitária e pátios de igrejas, em um grande cinema a céu aberto, com direito a chimarrão e pipoca. As exibições acontecem nos municípios de Arvoredo, Caxambú do Sul, Formosa do Sul, Marema, Nova Itaberaba e União do Oeste, sempre com entrada gratuita.
Para Cassemiro Vitorino, que também faz parte da idealizadora do projeto, Margot Filmes, “a ideia é criar uma experiência cultural acessível para a comunidade: cadeiras de praia, chimarrão, pipoca, música ao vivo e conversas sobre cinema fazem parte desse ambiente que transforma o cotidiano, que convida a comunidade a estar conosco, mostrando que não precisamos de espaços convencionais para possibilitarmos o acesso ao cinema no interior, mas sim de vontade, disposição, articulação comunitária e de políticas públicas que viabilizem esse desenvolvimento”.
Para Ilka, o Cinema na Linha é mais do que uma mostra de filmes “é um espaço de encontro, memória e afeto entre o cinema catarinense e o coração das comunidades do interior. Um momento e um movimento que é direito das comunidades”.
A Cidade que Tinha um Cinema
Documentário, 20’ – Direção: Daniela Farina – Xaxim (SC)
Sinopse: Durante um passeio por Xaxim, três crianças descobrem o antigo cinema da cidade. As lembranças dos moradores sobre o Cine Guarany resgatam a memória afetiva do lugar e refletem sobre o papel transformador da arte e da coletividade nas pequenas comunidades.
Compartir dos dias
Documentário, 20’ – Direção: Guilherme Cavichioli – Chapecó (SC)
Sinopse: Três trabalhadores com trajetórias distintas, mas unidos pela decisão de viver no Brasil. O documentário acompanha suas rotinas e afetos, revelando diferentes formas de trabalho, convivência e pertencimento.
Mira
Documentário, 13’ – Direção: Júlia Rizzo – Havana (Cuba)
Sinopse: Um encontro entre a diretora e Katherine, uma menina de nove anos, ligadas por uma condição congênita. “Mira” é um convite a enxergar o mundo nas pequenas coisas — uma flor, um gesto, a areia macia — redescobrindo o olhar sensível sobre o cotidiano.
Olharte: a negritude na arte que segue
Documentário, 20’ – Direção: Alessandra Cristina Favretto – Chapecó (SC)
Sinopse: O artista Jean Magnus, conhecido como Olharte, usa o graffiti como ferramenta de resistência e afirmação da identidade negra. Suas obras questionam padrões eurocêntricos e reivindicam representatividade nas ruas, transformando muros em espaços de memória e pertencimento.
O Monstro do Pântano do Sul
Ficção, 16’ – Direção: Marko Martinz – Florianópolis (SC)
Sinopse: Lola tenta desvendar o mistério por trás do monstro que aterroriza as crianças de um acampamento escolar. A investigação revela uma história sobre consciência ambiental e encantamento nas margens de um pântano do litoral catarinense.
05/11 - Marema
Local: Campo Municipal saída para Linha Carlos Gomes
Horário: 19h30
07/11 - Formosa do Sul
Local: Comunidade da Linha Barão do Triunfo
Horário: 19h30
08/11 - Arvoredo
Local: Comunidade da Linha Lomba Grande
Horário: 19h30
11/11 - Caxambu
Local: Comunidade da Linha Dom José
Horário: 19h30
14/11 - Nova Itaberaba
Local: Comunidade da Linha Bela Vista
Horário: 19h30
15/11 - União do Oeste
Local: Linha São Luiz, em frente a Praça.
Horário: 19h30
Créditos: Texto: Camila Almeida | Fotos: Divulgação
FVcomunica!