Home > registro > CESEC será um dos 10 maiores edifícios do Brasil
12/11/2024 registro

CESEC será um dos 10 maiores edifícios do Brasil

ACIC, CDL e SICOM transformarão a atual sede conjunta em um gigantesco e avançado projeto imobiliário

As três principais entidades empresariais de Chapecó – a ACIC (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó), a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó) e o SICOM (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó) – anunciaram um megaprojeto que promete redesenhar o horizonte arquitetônico da cidade e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade econômica das três organizações para as próximas décadas. Trata-se da transformação da atual sede conjunta no EDIFÍCIO CESEC, um audacioso empreendimento imobiliário, localizado na Avenida Getúlio Vargas.

O projeto – resultante de um pacto detalhadamente negociado entre as três entidades – foi apresentado na semana passada pelos presidentes Helon Rebelatto (ACIC), Edson Piana (CDL) e Ernani Zottis (SICOM) aos respectivos diretores e associados. As tratativas foram acompanhadas por uma comissão de alto nível formada pelos diretores das três entidades: André João Telöcken, Carlos Roberto Klaus, Clovis Afonso Sphor, Daniel Eduardo Bet, Ivonei Barbiero e Jonas Rolim de Moura. 

O empreendimento está orçado em 750 milhões de reais e será plenamente executado no decurso de 10 anos. O terreno de 10 mil m² possui um potencial construtivo de 155 mil m² e sediará o maior investimento imobiliário do município. Ao final da terceira e última fase, Chapecó terá um dos dez maiores edifícios do Brasil.

O escritório Enio Vivian Arquitetura, de Porto Alegre, do chapecoense Enio Vivian, desenvolveu o masterplan e o anteprojeto arquitetônico com o objetivo de atender às expectativas dos idealizadores e à grandiosidade do terreno. Dividido em três fases, o projeto visa garantir autossuficiência financeira e adaptação à demanda local. A primeira fase abrigará as entidades ACIC, CDL e SICOM, enquanto as fases subsequentes incluirão hotel, lofts, apartamentos, residencial sênior, clínicas de saúde, centro cultural, espaço para eventos, shopping, academia, museu, restaurantes, entre outros serviços.

“A estrutura não apenas marca um novo capítulo no urbanismo da cidade, mas será também como um ‘bairro vertical’, com um conceito inovador de multiuso, refletindo a capacidade de inovação da cidade e atendendo às novas demandas da sociedade moderna”, expõe Enio Vivian.

Os presidentes assinalaram que, com a futura sede, “iniciará uma nova e promissora fase de sincronia de ações, de harmonização de posturas e de integração de metas e objetivos das entidades, tudo em função dos interesses coletivos das categorias econômicas representadas”.


MONUMENTAL

Pensando no impacto urbano e ambiental, o projeto utiliza processos inovadores e inclui amplos recuos entre as edificações para uma integração harmoniosa com o entorno. Essa abordagem minimiza o sombreamento sobre prédios vizinhos e garante ventilação natural adequada. Devido à verticalidade da obra, o projeto adotou tecnologias construtivas específicas, especialmente o sistema estrutural tube-in-tube, que proporciona segurança e economia. Outra característica importante são as formas do prédio, com cantos arredondados da edificação, que não apenas reduzem o impacto das forças do vento, mas também contribuem para um design contemporâneo. O resultado é um empreendimento que redefine a estética e funcionalidade do centro de Chapecó, respeitando as necessidades dos moradores e o ambiente urbano.

A imponência da obra vai além de suas dimensões físicas, com seus 236 metros de altura e 64 pavimentos. O arquiteto idealizou o EDIFÍCIO CESEC não apenas como uma estrutura econômica, mas como uma homenagem à memória e determinação dos pioneiros que transformaram o Oeste Catarinense em um polo de oportunidades e desenvolvimento. A obra simboliza a resistência, coragem, visão empreendedora e força desses pioneiros que acreditaram e se dedicaram à construção de Chapecó. A escolha do bronze como cor predominante reflete esse tributo, representando resiliência e tenacidade. Como um monumento, o edifício destaca o potencial transformador de uma sociedade unida e comprometida com a inovação e o bem comum.

A futura estrutura proporcionará maior agilidade e segurança nos serviços prestados pela Associação, pelo Sindicato e pela Câmara, incentivando o dinamismo no planejamento e administração das atividades corporativas, técnicas e assistenciais. Além disso, fomentará maior integração entre as entidades patronais locais.

O empreendimento não apenas trará visibilidade internacional para Chapecó, mas também funcionará como uma fonte de inspiração para futuras gerações de empresários, profissionais e cidadãos.

As próximas etapas consistirão em concluir os projetos, obter as licenças e credenciar os parceiros – construtoras, incorporadoras, investidores etc. – para viabilizar o empreendimento.




CESEC: 25 ANOS

Há 25 anos, em 15 de dezembro de 1999, foi inaugurado o CESEC – Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó –, um empreendimento interinstitucional que reúne até hoje a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó), a ACIC (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó) e o SICOM (Sindicato do Comércio da Região de Chapecó) em uma mesma base operacional.

As três entidades haviam adquirido em 1998, do Banco do Brasil S/A, o prédio localizado à Avenida Getúlio Vargas com 2.700 metros quadrados de área construída em terreno de 10 mil m² para instalar a sede das entidades patronais.

Como o edifício já era conhecido há 20 anos por CESEC (que significava Centro de Processamento de Serviços e Comunicações do BB), as três entidades decidiram manter a sigla como representativa de uma nova denominação, ou seja, Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó. Cada uma das entidades – CDL, SICOM e ACIC – é proprietária de 1/3 do imóvel.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM