Home > tecnologia > Desbravalley movimenta mais de 24 mil pessoas
04/11/2024 tecnologia

Desbravalley movimenta mais de 24 mil pessoas

A primeira edição do evento mostrou a união de um ecossistema que cresce e movimenta a Região Oeste

A Feira Desbravalley se consolidou como um dos maiores eventos de tecnologia, educação e inovação do estado de Santa Catarina, reunindo em cinco dias líderes do setor, universidades, startups e especialistas renomados do Brasil e do exterior. Com um ambiente vibrante e inspirador, a feira que está na sua primeira edição proporcionou inúmeras conexões estratégicas e parcerias de alto impacto, marcando um novo capítulo no ecossistema de inovação. Nos cinco dias, mais de 24 mil pessoas passaram pela exposição que aconteceu no Parque de Exposições Dr. Valmor Lunardi.

A Raffinato, empresa de software que está há 18 anos no mercado com solução para bares e restaurantes, foi uma das expositoras. Conforme a gerente comercial, Daiana Saraiva a feira trouxe prospecção de novos clientes. “A feira foi a possibilidade de apresentarmos nossas soluções e para fortalecimento da marca”, afirma Daiana. O gerente comercial, Robert Willian também descreveu os resultados positivos, pois ao receber estudantes da área foi possível uma troca de informação e de conhecimento. “Foi uma experiência fantástica”, diz.




Visibilidade

Marina Petzen, da Loja de produtos sustentáveis Estilo Verde, também está no movimento Desbravalley desde o início. Para ela, a feira é um momento importante de consolidação e novos contatos. “Foi muito bacana estar na feira. O trabalho foi intenso, com muita troca com pessoas de outras cidades. O grande objetivo foi de visibilidade, mas também buscando a venda e já tivemos retorno na loja física”, destaca.

O gerente de marketing da M8 Sistema, Odilar Zillmann também destaca o entusiasmo desses cinco dias de feira. “Estar na feira é apoiar o ecossistema, além de divulgar a marca. Recebemos a visita de muitos clientes, que não são do segmento da tecnologia, e isso foi importante para que eles conhecessem mais sobre o setor”, explica. A empresa atua com sistema de gestão para indústria, comércio, serviços e distribuidoras. 


Consolidação de um sonho

O presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), e um dos organizadores da feira, Márcio Muxfeldt fala da emoção desse evento. “Estou emocionado a cada momento. A feira representa um marco para Chapecó, como uma semente para o futuro das novas gerações, mostrando a força e o potencial de crescimento do setor tecnológico em nossa região”, destaca. 

Ele comenta que as expectativas foram superadas e a maior indicação está no olhar das pessoas. “As crianças que saem daqui deslumbradas com as experiências com robôs e máquinas. As demais pessoas, em especial da melhor idade, por exemplo, através da experiência da casa automatizada, que é uma realidade para melhorar a qualidade de vida”, afirma.

Muxfeldt reforça que no Desbravalley, tecnologia, educação e inovação são inclusivas. “Aqui somamos conhecimento disruptivos para evoluirmos como pessoa e região”, diz. Ele também pontua que “a tecnologia não vai nos substituir se soubermos usá-la a nosso favor. Mas, se não aprendermos a trabalhar com ela, outras pessoas que dominam essa habilidade acabarão nos substituindo”, frisa. 




Resultados positivos

A diretora executiva da Deatec, Viviane Negri fala sobre a satisfação dos 150 expositores. A grande maioria já garantiu a vaga para a próxima feira, que está prevista para ocorrer em dois anos. Na feira Desbravalley, explica Viviane, muitos contatos foram realizados com a previsão de negócios para até seis meses. “Foram cinco dias intensos, que resultaram em negócios, parcerias, fortalecimento do setor de tecnologia na região, talentos inspirados para o setor, a inovação apresentada, um esforço conjunto que por muito tempo ainda produzirá reflexos positivos”, destaca.

Viviane reforça que muitas pessoas estiveram presentes e contribuíram neste processo de construção da feira. “Um verdadeiro ecossistema, com instituições públicas e privadas construíram juntas essa história”. Ao final da feira, representantes da governança, realizaram uma visita a cada estande entregando um certificado e levando um documento em forma de fortalecer a parceria para a próxima feira, que teve aprovação de todos eles.

 “Essa é uma alegria e uma situação que motiva para que em 2026 a segunda edição possa acontecer”, enaltece Viviane.

A feira foi uma realização da Deatec, Pollen Parque Científico e Tecnológico e Prefeitura de Chapecó. Com os patrocinadores Sicredi, IXC Soft, ACB Bebidas, Amo Delivery, BRSIS, Ceraçá, Grupo Coonecta, Optidata, Sitran e BRDE. Já como apoio estratégico à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Sebrae. Os demais apoiadores Chaminé, Chstands, MakRoma Produções e Eventos, Company Produções e Eventos e MRG.




Startup Weekend

A imersão de 54 horas para tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma empresa foi a missão dos 100 participantes do Startup Weekend (SW) Transporte e Logística, realizado durante o evento. No total, foram 10 equipes formadas para buscar a solução desse setor, sendo que as vencedoras foram: 1º lugar Smartlett; 2º lugar a Inclusiv GO e 3º lugar Frota X. A equipe Minha Vaga foi contemplada com Menção Honrosa do SW 2024.




Fotos: Créditos Feira Desbravalley

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM