Através do trabalho, foi efetuada a transcrição de 30 obras de escritores chapecoenses
A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella desenvolveu, desde o início de 2023, parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPB), vinculado à Secretaria de Educação de Chapecó, e com a Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (ADEVOSC), para ampliar o acervo de obras disponíveis em Braille para pesquisas e empréstimos.
Através do trabalho, foi efetuada a transcrição de 30 obras de escritores chapecoenses, disponíveis no acervo da Biblioteca Pública, para a linguagem Braille. Todas as obras transcritas compõem o Acervo de Acessibilidade da Biblioteca, disponível para acesso da comunidade.
Para Angela Weker e Mirian Ribeiro, professoras do NAPPB que efetuaram a transcrição das obras, ressaltam que todas as obras passam por revisor e não são transcritos somente livros, mas também outros produtos literários. “O objetivo é assegurar às pessoas com deficiência visual o pleno acesso ao conhecimento e participação em condições de igualdade com as demais pessoas, transcrevendo obras literárias chapecoenses que constam no acervo da Biblioteca Pública Municipal, bem como folders, cartazes, entre outros”.
Fellipe de Quadros, presidente da Fundação Cultural de Chapecó, destaca a possibilidade da ampliação dos serviços oferecidos nos espaços culturais através de parcerias como essa. “A iniciativa em estabelecer parcerias significativas, permite que nossa Biblioteca Pública desempenhe cada dia mais funções importantes na comunidade, sendo um espaço de uso gratuito, dedicado à disseminação do conhecimento, ao acesso à informação e à promoção da cultura.”
No último dia 2 de dezembro, a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella realizou o “Biblioteca Pública na Rua”. O evento, que fez parte da Programação Natalina de Chapecó, trouxe para a comunidade inúmeras atividades de fomento à leitura, cultura e entretenimento.
Dentre as atrações, destaca-se a entrega do Folheto das Atividades da Fundação Cultural transcrito em Braille. Este material contém a descrição dos serviços e produtos ofertados por todos os setores que fazem parte da Fundação Cultural de Chapecó: Biblioteca Pública, Museu de História e Arte, Museu Selistre de Campos, Escola de Artes, Memorial Paulo de Siqueira, Galeria Dalme Rauen, Galeria de Arte do Centro de Eventos, CEU das Artes, Arquivo Público e Programa Arte Cidadã. Cada um destes espaços culturais recebeu a transcrição do folheto em Braille.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.