Depois de 30 anos, eleição do empresário do ano muda e passa a ter 2 versões: homem e mulher
Um dos eventos mais consagrados na comunidade econômica catarinense é a eleição do Empresário do Ano, organizada desde 1993 pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Nas 30 edições realizadas até hoje foram eleitos 29 homens e apenas uma mulher – Suely de Marco, em 1997.
Em face desse quadro, a ACIC decidiu fazer uma importante mudança. A partir deste ano, serão eleitos simultaneamente a EMPRESÁRIA e o EMPRESÁRIO DO ANO. Os eleitores que participam desse processo democrático de escolha votarão em dois nomes: uma mulher e um homem.
A mudança foi anunciada pelo presidente da ACIC, Helon Rebelatto, durante o Almoço Empresarial realizado na última semana alusivo aos 77 anos de fundação da Associação.
Ao justificar a inovação, o presidente destacou que “as mulheres estão no comando de centenas de empresas, têm participação ativa no planejamento, assessoramento e gerenciamento de milhares de organizações e representam cerca da metade da força de trabalho da maioria dos setores.” Rebelatto assinala que o evento representa a mais justa e expressiva homenagem ao principal agente econômico da sociedade. E acrescentou que “a mulher empresária também cria riquezas, sustenta empregos, gera receita tributária, dinamiza, amplia, fortalece e faz crescer a economia”.
A eleição, como de praxe, continuará a ocorrer em duas etapas. A primeira fase consistirá na votação on-line que está programada para o período de 15 de setembro a 31 de outubro deste ano. A segunda e última etapa, ou seja, o evento propriamente dito, ocorrerá em 7 de novembro durante jantar festivo de confraternização com a revelação dos nomes dos três empresários com maior número de votos. Após o anúncio dessa lista tríplice, os associados votarão novamente para a eleição da Empresária do Ano e do Empresário do Ano 2024.
A outorga do Troféu Nelson Galina tornou-se um dos momentos mais importantes do calendário anual de eventos porque foi inspirada no desejo de homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana: grande, médio, pequeno ou microempreendedor.
“A entrega desse troféu serve como um incentivo para que empresários continuem investindo em práticas inovadoras, sustentáveis e éticas. Além disso, a premiação ajuda a destacar a relevância do empreendedorismo na sociedade, promovendo a excelência e a responsabilidade social no ambiente de negócios”, observou o 1º vice-presidente da ACIC e coordenador do evento, Carlos Roberto Klaus.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.