Home > saúde > Tratamento de varizes com laser endovenoso
18/12/2020 saúde

Tratamento de varizes com laser endovenoso

Varizes é uma doença muito comum no nosso meio.

*Por Fernando Bonetto Schinko


Varizes é uma doença muito comum no nosso meio. Estima-se que aproximadamente 30% da população em geral vai apresentar essa doença em algum momento da vida e, com o passar dos anos, essa incidência aumente.


Os sintomas variam desde dor tipo peso e cansaço, visualizando aquelas veias tortuosas e dilatadas, características nas pernas. A situação evolui para manchas e, por fim, podem aparecer feridas, quando não tratadas a tempo. 

Os cuidados básicos são as medidas comportamentais, com atividade física regular, manutenção do peso dentro da faixa normal e do uso das meias elásticas. Em alguns casos podemos utilizar medicamentos para ajudar no alívio dos sintomas, os flebotônicos. 

Quando se fala em tratamento, logo vem a cirurgia, com alguns cuidados pós-operatórios, afastamento do trabalho, dor e sofrimento. 

Pensando nisso, foram buscadas novas técnicas que tornassem o procedimento, muitas vezes necessário, menos invasivo e com recuperação mais tolerável, surgindo os tratamentos com espuma e os termo-ablativos – que se utilizam de energia térmica para causar a fibrose da veia. 

O tratamento com laser endovenoso consiste na utilização de um cateter que entra na veia doente através de uma punção na perna, que possibilita o acesso à região da crossa da safena (na virilha) sem a necessidade de cortar para retirada da crossa. 

Através de anestesia local, podendo ser realizada em regime de Hospital Dia ou até mesmo no consultório, sem necessidade de internação, nem mesmo se despir. Logo após o procedimento, o paciente retorna para casa caminhando, sem qualquer dificuldade 

Como benefícios desta técnica temos uma melhor recuperação se comparado à cirurgia convencional, permitindo que o paciente possa retornar rapidamente ao trabalho – entre dois a três dias, praticamente sem sintomas importantes. A evolução tem como objetivo facilitar a vida dos pacientes, oferecendo resultados confiáveis e adequados à realidade do dia a dia. No tratamento das varizes, o cirurgião vascular é o médico que pode oferecer as melhores soluções para cada caso.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*Fernando Bonetto Schinko CRM/SC 11403 / RQE 10908

Colunista convidado da FV, Médico especialista em Cirurgia Vascular, Endovascular e Dopple Vascular.






AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM