Uma coletânea da literatura do Oeste de Santa Catarina
Considerando que aproximadamente 2 milhões de pessoas vivem no Oeste de Santa Catarina, é espantosa a raridade de escritores que publicam livros em prosa ou poema por aqui. Nomes importantes da literatura brasileira contemporânea que nasceram na região, como Ieda Magri (Águas Frias), Michelli Provensi (Maravilha) e Tatiana Lazzarotto (São Lourenço do Oeste), tiveram que emigrar para Rio de Janeiro e São Paulo para verem suas literaturas impressas e distribuídas por editoras.
A verdade é que o ofício de artista é pouco valorizado pelas bandas de cá. O discurso de que aqui é a “terra do trabalho” faz estragos simbólicos no imaginário coletivo. A boa notícia é que o ambiente hostil à criatividade não é suficiente para se fazer calar o desejo de arte.
O livro “Evasões Poéticas” é um exemplo disso. Trata-se de um panorama da literatura contemporânea da nossa região. A coletânea, que será lançada em 27 de abril de 2024, durante a Feira do Livro de Chapecó, reúne 16 nomes: Alice Souto, Aline Lebens, Audrian Cassanelli, Danay Ferreira, Eduarda Farina, Eduardo Wildner, Emilio Juane Bruski, Gerliani Mendes, Ibriela Bianca, Josif Nikto, Kairo Madah da Costa Moraes, Leonardo Nolde, Luana Terra, Maria Luiza Souza, Mariana Berta e Théo Fortes. Tive o prazer de participar da organização e escrita do prefácio junto à professora Rubi Iara, da Universidade Federal da Fronteira Sul, instituição que assina a publicação em conjunto à Editora Humana.
O processo de criação do livro partiu de uma convocatória pública, aberta em 2021, em plena pandemia, que trazia o desejo de conhecer e estimular quem escreve na região. Ao todo, foram enviadas mais de 50 inscrições, sendo 16 selecionadas.
O resultado são prosas e poemas que trazem uma diversidade deestilos de escrita. As memórias e os grilhões do passado, as potências e agruras do tempo presente, do aqui e agora. Um arquivo de insubordinações que ficarão registradas porque a história também é contada por aqueles que são oprimidos. Vozes evasivas que fazem da escrita poética uma força irradiadora do viver. Fica o convite para você conhecer a publicação, que já está disponível na loja física e virtual da Humana Sebo e Livraria (www.humanasebolivraria.com.br).
Fernando Boppré