Home > tecnologia > Criptomoedas
19/10/2023 tecnologia

Criptomoedas

O futuro digital das finanças?

As criptomoedas estão transformando a maneira como entendemos e realizamos transações financeiras. Essas moedas digitais descentralizadas, como o Bitcoin, Ethereum e Litecoin, têm capturado a imaginação do público e dos investidores. Mas o que exatamente são elas?

Criptomoedas são uma forma de dinheiro digital que utiliza a criptografia para garantir a segurança das transações e a criação de novas unidades. A mais conhecida entre elas é o Bitcoin, criado por Satoshi Nakamoto – que até hoje não se sabe se é um indivíduo ou o pseudônimo de um grupo – em 2008. No entanto, o conceito de moedas digitais existe há décadas.


Tecnologia por trás: Blockchain

O coração das criptomoedas é o blockchain. É um registro público e imutável de todas as transações de criptomoedas. A rede blockchain é mantida por uma comunidade descentralizada de computadores, o que a torna resistente a fraudes e censura. Todas as transações são registradas em blocos interligados, formando uma cadeia inquebrável.


Usos e Investimentos

O principal objetivo das criptomoedas são as transações financeiras, como dinheiro digital. Porém, devido a algumas características delas, também são bastante visadas como ativos de investimento. O Bitcoin, por exemplo, tem um limite total de 21 milhões de moedas que podem ser emitidas. Isto lhe dá característica de reserva de valor, já que ela possui uma proteção intrínseca contra a inflação. Alguns investidores a consideram “o ouro digital”. Outros investidores também se aproveitam da alta volatilidade destes ativos para ter ganhos expressivos com arbitragem e especulação.


Desafios e Regulamentação

Apesar de seu potencial, as criptomoedas enfrentam grandes desafios. Ainda existem poucos estabelecimentos que aceitam as criptomoedas como forma de pagamento. Por conta da baixa adoção, os preços de conversão são bastante voláteis e sujeitos a manipulação por grandes investidores. Além disso, estas moedas carecem de regulamentação em praticamente todos os países, o que traz dúvidas sobre como os governos se comportaríam em um cenário de grande adoção. As criptomoedas podem estar  moldando o futuro das finanças e da tecnologia. Elas oferecem um vislumbre de um sistema financeiro mais inclusivo, rápido e seguro. No entanto, seu sucesso contínuo dependerá de como os desafios associados a elas são abordados e de como a tecnologia blockchain evoluirá nos próximos anos.


AUTOR

Rodrigo Cavichioli

Colunista convidado da FV, é entusiasta de inovação e experimentação, busca fazer a ponte entre a alta tecnologia e as relações humanas.
LEIA TAMBÉM