Home > cultura > Viva Açores
10/02/2023 cultura

Viva Açores

Documentário da NDTV faz comparativo entre geografia do litoral catarinense e o Arquipélago dos Açores

O primeiro episódio da série documental Viva Açores foi transmitido no último sábado (4) na NDTV para todo o estado catarinense, e trouxe os detalhes da chegada dos casais açorianos na Ilha de Nossa Senhora do Desterro, hoje conhecida por Florianópolis.

Seguindo as veiculações - que vão até o dia 25 deste mês - no próximo sábado (11), vai ao ar o segundo episódio do documentário. Neste rico material, o roteiro irá se basear em um comparativo da geografia do Arquipélago dos Açores e suas nove ilhas, com relação à geografia do litoral catarinense, onde de fato, os açorianos se tornaram pescadores. Do fogo e das cinzas, as ilhas nascem, mas se transformam em uma aquarela de cores no meio do Atlântico. O conteúdo traz a angústia da terra árida, no Vulcão dos Capelinhos, até a descoberta da beleza da resiliência dos Açorianos.

A segunda veiculação da minissérie será exibida no sábado, dia 11 de fevereiro, às 13h30, na NDTV para todo o estado catarinense.

O “Viva Açores, Conhecer é Viver!”, o maior projeto multiplataforma do Grupo ND, resgata a história da colonização açoriana em Santa Catarina e conta a saga dos portugueses que navegaram pelo Oceano Atlântico para se fixar no sul do Brasil.  Para Marcelo Petrelli, presidente executivo do Grupo ND, o mote desse projeto é fazer uma união de conhecimento da cultura açoriana. “Nossa ideia é apresentar a cultura açoriana e unir as gerações - dos mais antigos aos atuais - e fazer com que o Estado seja cada vez mais roteiro de turismo para moradores e visitantes”, enfatiza.

Para fechar com chave de ouro esse grandioso trabalho que foi lançado em março de 2022 , foram produzidos quatro audiovisuais, com 24 minutos de duração cada um, que irão abordar a questão histórica da grande diáspora açoriana dos séculos 17 e 18, cujo principal destino era o Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A série documental está sendo produzida com os recursos da Lei 17.942/2020 tendo como incentivadores as empresas Portobello, Koerich, Supermercados Imperatriz e Diamante Energia. Também fazem parte do projeto a In Pró Corporate e Estrutura de Comunicação. A produção e realização é da One For One Produções e NDTV, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, Fundação Catarinense de Cultura - FCC e Governo do Estado de Santa Catarina. As empresas SINEPE-SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina), Colégio Catarinense, Shopping Casa e Design e Vinícola Lemos de Almeida também participam como patrocinadoras do Projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver” como um todo.


Texto e imagens: NDTV

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM