Home > saúde > Vacina da Dengue chega em Chapecó na rede privada
04/07/2023 saúde

Vacina da Dengue chega em Chapecó na rede privada

Público-alvo são pessoas de 4 a 60 anos que tiveram ou não contato anterior da doença

Já está disponível em Chapecó a vacina contra a dengue Qdenga, do laboratório Takeda, na rede privada de saúde. Esse imunizante oferece proteção para quatro sorotipos da doença, com aplicação em duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Essa boa notícia vem em meio à endemia de dengue que o estado de Santa Catarina vive. Os números apresentados no informe epidemiológico n.º 19/2023 do Governo de Santa Catarina reforçam o estado de alerta. No período de 1º de janeiro a 12 de junho de 2023, foram identificados 45 mil focos do mosquito Aedes aegypti e houve a confirmação de mais de 62 mil casos da doença.

Até a data do informe (12/06/2023), já haviam sido confirmados 65 óbitos pelo agravo e 12 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Somente em Chapecó, já foram confirmados 193 casos da doença, e 994 focos do mosquito, segundo o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na segunda-feira (3).

Diante de dados alarmantes, a CEO da Prevenção Vacinas e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), Fabiana Funk, o público-alvo são indivíduos de 4 a 60 anos que tiveram ou não contato anterior da doença (contraindicada para imunodeprimidos, gestantes e lactantes).

Fabiana ainda alerta que a dengue é uma doença endêmica no Brasil e provocou cerca de mil mortes no ano passado, com mais de 1,4 milhão de casos prováveis. Neste ano, os números mantêm a tendência de alta. 

Mesmo com a vacina, é importante manter os cuidados sanitários para combater a dengue e reduzir a propagação do vírus, como eliminar os focos de reprodução, manter terrenos limpos e sem possíveis acúmulos de água, e colabore com a comunidade, participando de ações comunitárias de combate à dengue, como mutirões de limpeza e campanhas de conscientização.


SOBRE A DENGUE

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que representa uma ameaça significativa à saúde pública para metade da população mundial. A dengue hemorrágica tornou-se uma das principais causas de hospitalização e morte entre crianças e adultos. Em 2022, o Brasil registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue e mais de 1.000 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde, número que representa um aumento de 162,5% nos casos em comparação com 2021.


Informações: Darlei Lottermann
Imagens: Freepik

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM