Home > saúde > Uma data para mais pessoas comemorarem
14/06/2022 saúde

Uma data para mais pessoas comemorarem

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemosc faz campanha para que mais pessoas tornem-se doadoras durante baixa de estoque ao longo do inverno

Durante este mês, acontece a Campanha Junho Vermelho, estabelecida pelo Ministério da Saúde para incentivar a doação voluntária de sangue. Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, que não somente serve de incentivo, como para parabenizar aqueles que já realizaram esta atitude solidária. A iniciativa do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc este ano é que mais pessoas comemorem a data.

Ao longo dos cinco primeiros meses de 2022, mais de 50 mil pessoas doaram sangue. Entretanto, o inverno é comumente o período em que os estoques de sangue baixam por conta do frio, das doenças respiratórias e férias escolares. Atualmente, os bancos de sangue do Hemosc contam com níveis adequados dos tipos sanguíneos A-, B+, AB- e AB+, mas os estoques de sangue A+, B-, O- e O+ encontram-se em nível reduzido.

Estoques de sangue são essenciais para diversos tratamentos e intervenções urgentes de todos os tipos, ajudando pacientes que sofrem de condições de saúde com risco de morte, além de apoiar procedimentos cirúrgicos complexos e ter papel essencial nos cuidados maternos e neonatais. Há pessoas que necessitam de reposição durante toda a vida, a exemplo de portadores de talassemias e anemia falciforme.

O sangue é um suprimento que só pode ser garantido por meio de doações regulares e voluntárias, e não é nada difícil realizar este gesto solidário. O Hemosc Chapecó, localizado na Rua São Leopoldo, 391 no Bairro Esplanada, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. É possível agendar uma doação pelo telefone (49) 3700-6400 ou pelo site do hemocentro. O Hemosc Chapecó atenderá também nos sábados 18/06, 16/07, 20/08 e 17/09, das 8h às 16h.

O processo de doação também é simples: o interessado informa seus dados e passa pela pré-triagem, onde são aferidos peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura. Um exame prévio é feito para verificar a taxa de hematócrito e de hemoglobina no sangue. Uma entrevista clínica é realizada e o doador responde um questionário confidencial, e é muito importante neste momento que seja sincero e confie no entrevistador. O doador recebe então um Termo de Consentimento onde confirma ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados, será chamado novamente ao Banco de Sangue.

Apesar do alto rigor nos requisitos para a doação de sangue, eles servem para garantir a segurança do receptor. Doadores de sangue precisam estar atentos a boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg. Também é preciso estar bem descansado, com no mínimo seis horas de sono nas 24h anteriores à doação; estar alimentado, mas evitando comidas gordurosas nas quatro horas anteriores; e apresentar documento original com foto recente emitido por órgão oficial.

Alguns fatores podem impedir temporariamente a doação de sangue, como resfriados, em que é necessário aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas; 12 meses após o parto, no caso de mães amamentando; 12 horas após a ingestão de álcool ou maconha; sete dias após a vacinação contra a Covid-19 (exceto da marca Coronavac, em que é necessário apenas dois dias) e 10 dias após a recuperação da doença; 48 horas após a vacinação contra a gripe; e 12 meses após tatuagens, maquiagem definitiva ou aplicação de piercing.

A lista completa de fatores impeditivos temporários e permanentes, bem como outras precauções, pode ser conferida neste site, que conta ainda com uma assistente virtual que auxilia a verificar se você está ou não apto a doar sangue. Está em dia com os requisitos? Por que não compartilhar um pouco dessa saúde com quem precisa?


Imagens: Freepik/Unsplash

AUTOR

Fernando Bortoluzzi

Jornalista e explorador em busca de expansão e conexão.
LEIA TAMBÉM