Home > saúde > Sono e abordagem multidisciplinar
24/03/2025 saúde

Sono e abordagem multidisciplinar

Encerrada no último dia 20 de março, a Semana Nacional do Sono 2025 em Chapecó, trouxe uma programação repleta de informações essenciais sobre a importância da qualidade do sono e seus impactos na saúde. Na última quarta-feira (19), um ciclo de palestras realizado no Sesc contou com profissionais de diferentes áreas da saúde, reforçando a necessidade de um tratamento multidisciplinar para os distúrbios do sono.

A enfermeira Deise Solner abriu o evento com uma pergunta simples, mas impactante: "Quem dorme bem?”. A resposta veio com poucas mãos erguidas na plateia, evidenciando que a qualidade do sono é um desafio para muitos.


Ciclo de palestras ressaltou a importância do tratamento multidisciplinar para distúrbios do sono


Ciclo de palestras reforça abordagem multidisciplinar

A primeira palestra foi conduzida pela médica pneumologista Dra. Thais Camila, abordando “A Importância do Sono: Como noites mal dormidas afetam sua saúde”. Ela explicou como a privação do sono afeta o sistema imunológico e provoca desregulação hormonal, ressaltando a necessidade de uma boa higiene do sono. "Além de trazer consequências, a automedicação não trata a causa em si", alertou a especialista.

Em seguida, o médico pneumologista Dr. Guilherme Tenfen tratou sobre “Distúrbios do Sono e Apneia: como diagnosticar e quais os principais tratamentos”. Ele destacou que o ronco é a terceira maior causa de divórcios e que uma parcela significativa da população brasileira dorme menos do que deveria. “Um bom diagnóstico e um tratamento adequado podem melhorar muito a qualidade de vida de uma pessoa”, enfatizou.

A fisioterapeuta Ana Carla Martins trouxe o tema “CPAP: o que é e como esse tratamento melhora sua qualidade de vida?”, explicando a importância do uso correto do equipamento para o tratamento da apneia. Ela ressaltou que o sucesso da terapia depende tanto do paciente quanto do profissional de saúde e da abordagem multiprofissional. “Ansiedade, sedentarismo e comorbidades influenciam diretamente nos resultados”, ressaltou.

A dentista do sono, Dra. Mara Nehring, abordou  “Dispositivo Intraoral para o tratamento do Ronco e da Apneia do Sono: seu funcionamento e quais seus benefícios”, destacando como a odontologia, aliada a técnicas específicas, podem auxiliar no tratamento. Ela expôs casos clínicos que chegaram ao consultório com sinais de alterações dentárias que, somadas a sintomas relatados pelos próprios pacientes e após exames minuciosos,  descobriram-se de roncadores e apneicos graves. “Uma anamnese detalhada e individualizada faz com que tenhamos as melhores condições de definir o tipo de aparelho indicado para cada caso e a interação com as outras áreas envolvidas na saúde do sono”, frisou.

A médica psiquiatra, Dra. Rafaela Pavan, discutiu “Como a saúde mental afeta o sono? O papel do psiquiatra no diagnóstico e tratamento”, evidenciando a relação entre ansiedade e sono. “Dormir não é opcional, não é negociável, é fisiológico”, afirmou, ressaltando a necessidade de equilibrar o dia para regular a noite.

Finalizando o ciclo de palestras, a psicóloga Dra. Cyntia Rodrigues abordou “A psicologia no tratamento dos distúrbios do sono: Como cuidar da mente para dormir melhor”. Ela explicou como a Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCCI) pode ser uma alternativa eficaz, destacando: “A higiene do sono organiza seus hábitos para que eles sejam mais saudáveis”.


Os profissionais da saúde que participaram do ciclo de palestras da Semana do Sono, Dra. Rafaela Pavan, Dra. Thais Camila, Deise Solner, Dra. Mara Nehring, Ana Carla Martins, Dra. Cyntia Rodrigues e Dr. Guilherme Tenfen


Encerramento na Rede Feminina de Combate ao Câncer

Na quinta-feira (20), a programação foi encerrada com uma palestra especial na Rede Feminina de Combate ao Câncer, voltada para mulheres em tratamento oncológico. A fisioterapeuta Ana Carla Martins abriu a sessão explicando sobre o CPAP e seus benefícios, seguida da enfermeira Deise Solner, que detalhou o impacto do dispositivo na qualidade de vida. A dentista do sono Dra. Mara Nehring apresentou os Aparelhos Intraorais (AIO) e sua função no tratamento da apneia. Encerrando o evento, a psicóloga Dra. Cynthia Rodrigues destacou o papel da Terapia Cognitivo-Comportamental na melhoria do sono.

“A campanha e as ações realizadas neste ano reforçaram que o tratamento dos distúrbios do sono exige um olhar amplo e integrado, envolvendo diferentes especialidades para promover bem-estar e qualidade de vida. Afinal, dormir bem é um dos pilares da saúde”, destacou Dra. Mara, coordenadora da Semana do Sono 2025 Chapecó.


Palestra na Rede Feminina de Combate ao Câncer encerrou as atividades da Semana do Sono 2025 Chapecó



AUTORA

Carol Bonamigo

Jornalista, especialista em Cinema e Realização Audiovisual, Diretora de Jornalismo e sócia da revista Flash Vip
LEIA TAMBÉM