Home > registro > Situação de Emergência no Marechal Bormann
22/06/2022 registro

Situação de Emergência no Marechal Bormann

Chapecó inicia operação de auxílio às famílias atingidas pelo temporal desta madrugada (22), que destelhou pelo menos 300 casas, segundo Defesa Civil

A Prefeitura de Chapecó iniciou na manhã desta quarta-feira (22) uma operação de auxílio no Distrito de Marechal Bormann para amparar as famílias atingidas pelo forte temporal com granizo registrado entre a noite de terça (21) e esta madrugada. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Huning, os fortes ventos causaram o destelhamento de mais de 300 residências em Chapecó, em especial na região do Distrito.

O Prefeito João Rodrigues (PSD) assinou um decreto de Situação de Emergência e instalou a Prefeitura na sede da superintendência do Distrito de Marechal Bormann para prestar assistência aos atingidos. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e os agentes comunitários de saúde estão cadastrando as famílias para a distribuição de alimentos, materiais e lonas para a cobertura das casas, que, nesta manhã, já superaram os 20 mil metros. Tereza Rodrigues, aposentada de 63 anos, foi a primeira da fila. "Me assustei quando começou o granizo. Descia água do teto e a gente tentou salvar alguns móveis".

A Administração Municipal também deslocará máquinas para a limpeza e retirada de entulhos das regiões atingidas. Segundo o Prefeito, todas as Secretarias foram deslocadas para o atendimento no Bormann e a prioridade no momento é recuperar os móveis, as casas e os telhados para que as famílias possam retornar até a sexta-feira (24).

As atividades nas escolas da região foram suspensas. As crianças que não tiverem onde ficar por conta dos danos serão encaminhadas por transporte escolar à EBM Agropecuária Demétrio Baldissarelli, que foi pouco atingida pela chuva.


Doações

A Prefeitura de Chapecó solicita que quem puder doar colchões, cobertores, roupa de cama, roupas e calçados para os moradores do Distrito de Marechal Bormann se dirija ao CRAS do Bormann ou para a Central de Doações, localizada Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 562 D, Centro. O telefone da Central de Doações é (49) 3319-1209, e do CRAS Bormann é (49) 2049-9108.


Fotos: Leandro Schmidt/PMC

AUTOR

Fernando Bortoluzzi

Jornalista e explorador em busca de expansão e conexão.
LEIA TAMBÉM