Com aumento do número de casos em Chapecó, Secretaria recomenda cuidados para conter agravamento da situação
Diante de um aumento do número de casos de Covid-19 em todo o país, Chapecó chega a mais de 270 pacientes ativos nesta quarta-feira (30) – um aumento de 50% nos últimos 10 dias, segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Lilian Galão. A Secretaria de Saúde e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde fazem um alerta para que a população aumente os cuidados e mantenha atualizado o cronograma de vacinação.
De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, a situação não é alarmante, mas é importante tomar medidas de precaução para evitar o agravamento. Atualmente existem apenas duas pessoas internadas em enfermaria, uma em hospital privado e outra em hospital público. Não há ninguém na UTI, mas houve um óbito nos últimos dez dias.
O secretário destaca que as 26 unidades de saúde estão com a vacina disponível, além do Vacimóvel, que está no Ecoparque das 14h até 20h, nesta quarta e quinta-feira, das 7h30 às 12h30 na sexta-feira e, no sábado e domingo, das 15h às 20h.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental afirma ainda que Chapecó teve uma vacinação próxima de 100% nas duas primeiras doses para o público-alvo, mas que nas 3ª e 4ª doses de reforço a procura foi baixa. Isso contribui para um aumento no número de casos e internações hospitalares. “Pedimos que a população busque a vacina, faça a higienização das mãos, mantenha os ambientes ventilados e use máscaras, principalmente em estabelecimentos e transporte público”, disse Lilian.
Desde o início da pandemia, Chapecó teve 858 óbitos pela Covid. Nos picos de contaminação, entre fevereiro e março de 2021, o número de casos ativos passou de 5 mil.
FVcomunica!
Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.