Home > saúde > Rinoplastia e funcionalidade
03/06/2020 saúde

Rinoplastia e funcionalidade

A funcionalidade do nariz, pelo procedimento cirúrgico da rinoplastia, garante uma vida confortável ao paciente e beneficia a respiração.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a rinoplastia está entre os 10 procedimentos mais procurados nesta especialidade médica, auxiliando quem busca solucionar incômodos e desconfortos estruturais da região do nariz. Embora tenha a sua função estética, a rinoplastia vem, acima de tudo, restaurar a funcionalidade nasal, podendo corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais no nariz, como o ronco, que atinge 40% dos homens e cerca de 30% das mulheres no Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Como explica o cirurgião plástico Rafael Tirapelle, na hora de realizar uma rinoplastia, seja ela para fins estéticos ou não, é preciso cuidar para que a funcionalidade do nariz não seja comprometida. “Durante a rinoplastia, se houver a indicação, o septo pode ser retificado e os cornetos podem ser diminuídos, ampliando-se a quantidade de ar que passa pelas narinas e melhorando a sua funcionalidade. Deve-se, ainda, sempre restaurar a anatomia nasal da melhor maneira possível, preservando o tamanho das válvulas nasais internas e externas.”, salienta o médico.

A funcionalidade do nariz é fundamental para o bem-estar do indivíduo e deve ser levada em consideração em qualquer intervenção cirúrgica realizada nesta área. “Durante a rinoplastia, o septo é retificado, melhorando o tamanho dos cornetos, ampliando a quantidade de ar que passa pelas narinas e melhorando a sua funcionalidade. Por isso, também é importante levar em consideração esse equilíbrio, para que não ocorra um prejuízo funcional quando a cirurgia for realizada apenas para fins estéticos”, orienta Dr. Tirapelle.

Durante o pós-operatório, o paciente deve seguir à risca as recomendações médicas – que vão desde o repouso, higienização e alimentação até o cuidado com a exposição solar – para garantir a cicatrização e recuperação adequadas. Devido ao ritmo mais lento de reabsorção do edema pelo organismo, o resultado final da rinoplastia só poderá ser plenamente avaliado cerca de um ano após a cirurgia.

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM