Home > cultura > Quinta Maldita Invasão acontecerá em 12 cidades
20/03/2023 cultura

Quinta Maldita Invasão acontecerá em 12 cidades

Sarau com oficina literária gratuita começa dia 22 de março em Concórdia e encerra no mês de maio, em Navegantes

Promovida desde 2017, a Quinta Maldita vai pegar a estrada e percorrer 12 cidades de Santa Catarina de março a maio de 2023. O projeto de divulgação da poesia e literatura catarinense, que é uma parceria do músico, professor e escritor Demétrio Panarotto, com o produtor cultural Marcio Fontoura, já teve mais de cem edições e mais de duas mil poesias em acervo publicadas em várias plataformas, de vários artistas, autoras e autores.

“Essas publicações podem ser encontradas em canais de streaming, com o Mixcloud, Deezer, Spotify e Google Play e também no canal do programa no YouTube. E agora, vamos ampliar a circulação e promover a literatura e a poesia catarinense por várias regiões do Estado”, explica Panarotto.

Fontoura destaca que o projeto, aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2022, é totalmente gratuito e que a ideia de percorrer Santa Catarina é uma maneira de aproximar autores novos com outros escritores já conhecidos. “Vamos realizar encontros em lugares que já são conhecidos como pontos de encontro de escritores. Além disso, vamos promover, antes de cada um dos 12 saraus, uma oficina gratuita para a construção de poemas”, comenta.

O projeto Quinta Maldita Invasão busca, segundo os organizadores, movimentar a cena literária de cada cidade. E além dos encontros presenciais, todas as edições vão ser transmitidas de maneira virtual no YouTube.


Programação gratuita:

22 de março

Horário: 19h

Local: Café Memorial Attilio Fontana, em Concórdia


25 de março

Horário: 19h

Nossa Maloca, em Chapecó

 

29 de março

Horário: 19h

Local: Teatro Saem, em São José


31 de março

Horário: 19h

Local: Artesabana, em Urubici


1º de abril

Horário: 19h

Local: Mercado Público, em Lages


5 de abril

Horário: 19h

Local: Ponto Bar e Piadina, em Florianópolis


13 de abril

Horário: 19h

Local: Coruja Buraqueira, em Laguna


14 de abril

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública Municipal, em Imbituba


15 de abril

Horário: 19h

Local: Praça do pescador (Sarau da Tainha), em Balneário Camboriú


26 de abril

Horário: 19h

Local: Coreto da Praça Municipal, em Porto União

 

Maio

Itajaí e Navegantes recebem o projeto no mês de maio. As datas e local da realização da ação estão sendo alinhadas pela produção.


Organizadores Quinta Maldita

Demétrio Panarotto, nascido em Chapecó/SC, e residente em Florianópolis/SC, é doutor em Literatura (UFSC) e professor universitário (UNISUL). Músico, poeta, escritor e idealizador do programa Quinta Maldita, canal de YouTube com origem na web rádio Desterro Cultural, do PIPA Festival de Literatura e consultor literário do “Procurase”. Realiza palestras, oficinas, workshops e laboratórios de Literatura e Cinema em Santa Catarina e em outros estados brasileiros. Publicou mais de vinte livros, dentre os quais, o livro "Ares-Condicionados" [Nave, 2015, contos]; o livro (artesanal) de Literatura Infantil "A de Antônia" [Miríade, 2016, infantil]; "18 Versos para o funeral de Demétrio Panarotto" [Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2018, poemas]; Vozes e Versos [Martelo Casa Editorial, 2019, poemas, com Ana Elisa Ribeiro e Marcelo Lotufo]; Cerzindo e Cozendo [Butecanis Editora Cabocla, 2020, poemas]; Privado [Butecanis Editora Cabocla, 2021, contos] e dois em parceria com a editora Pati Peccin, "Tratamento da Imagem" [Selo Patifaria, 2018, conto]; “Arquipélago" [Selo Patifaria, 2018, infantil]. Além desses, uma série de textos publicados em blogs, sites, revistas, jornais e periódicos.

Marcio Fontoura é produtor cultural, nascido em Porto Alegre/RS, e residente em Florianópolis/SC. Gestor de Projetos, Artista, Operador Multimídia, criador do Coletivo Desterro Cultural, trabalha em projetos e programas culturais como Desterro Apresenta, Quinta Maldita, PalavrAcanção, Web Rádio e Podcast Desterro, Ciclo de Conversas de Artes Visuais do Fórum Setorial Permanente das Artes Visuais de Florianópolis, é curador de exposições e performances na Galeria Think Art Lagoa da Conceição e no espaço itinerante da Desterro Cultural, colaborou recentemente na criação do Espaço Cultural Amigos do Parque, memorial e sala de exposições, no Parque da Luz de Florianópolis, articulando conexões entre a sociedade civil, o poder público e as produtoras independentes, além de atuante em diversas esferas da sociedade civil na deliberação, proposição, organização e elaboração de políticas públicas culturais para Florianópolis e Santa Catarina. Foi eleito o representante da Música (2018-2019) e das Artes Visuais (2020-2021) no Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, onde exerceu a Presidência no biênio 2018-2019.


Texto: Juliano Zanotelli
Fotos: Divulgação

AUTORA

FVcomunica!

Revista Flash Vip, contando histórias desde 2003.
LEIA TAMBÉM